Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curso

Uso total da carcaça suína

Suinocultores do Distrito Federal promovem I Curso de Técnicas de produção em Embutidos e Defumados.

Uso total da carcaça suína

Com o lema “Para inovar é preciso capacitar” a Associação de Suinocultores do DF reuniu mais de 30 profissionais na primeira semana de setembro durante o “I Curso de Técnicas de produção em Embutidos e Defumados”, como complemento à capacitação de profissionais em cursos de cortes suínos para hipermercados e supermercados que atuam no Distrito Federal, realizado no mês anterior por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). Em parceria com Sebrae e Senar estaduais a entidade ofereceu o Curso “O Trabalhador na Transformação de Produtos de Origem Animal em Embutidos e Defumados”, já difundido pelo Senar em várias regiões do país, que objetiva aproximar os produtores e frigoríficos das técnicas de produção de embutidos e defumação.

Credenciado ao Senar Minas Gerais, o instrutor Júlio César Magalhães Fernandes ministrou, durante mais de 40 horas, técnicas para obtenção e processamento do toucinho, copa, lombo, costela para defumação, fabricação de linguiças frescal e defumada e também de torresmo de pele à pururuca, presunto cozido e do tender. Além da organização e sanidade do ambiente, como utensílios e equipamentos, orientando também na embalagem, rotulagem e armazenamento do produto.

Segundo o facilitador, o curso trouxe novidades através da diversificação dos subprodutos da carne suína aproveitando todas as partes da carcaça. “O produtor esta acostumado a fazer o abate do animal só para ter a carne, sendo que pode fabricar diferentes produtos para o seu próprio consumo e também para revenda”.

A gestora-executiva da DFSuin, Anny Almeida, explica que a meta é fornecer aos frigoríficos e supermercados participantes do projeto, consultoria industrial em tecnologia de fabricação de embutidos e defumados para a capacitação e atendimento das demandas dos novos formatos de apresentação da carne suína. “Temos ciência de que para o pequeno e médio produtor é importante aproveitar toda a carcaça, incluindo as partes não utilizadas no desenvolvimento dos cortes. Por isso, se faz necessário orientá-lo no aproveitamento dessas partes” finaliza.