Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSA

Vacina candidata do USDA é bem-sucedida no bloqueio da propagação do vírus da peste suína africana

A maioria dos suínos usados no abastecimento global de alimentos é produzida na Ásia, onde o vírus tem causado surtos e perdas devastadoras para a indústria suína.

Vacina candidata do USDA é bem-sucedida no bloqueio da propagação do vírus da peste suína africana

O Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou que uma de suas vacinas candidatas ao vírus da peste suína africana demonstrou prevenir e proteger eficazmente as raças europeias e asiáticas de suínos contra a atual cepa asiática do vírus em circulação.

A maioria dos suínos usados no abastecimento global de alimentos é produzida na Ásia, onde o vírus tem causado surtos e perdas devastadoras para a indústria suína. A peste suína africana (PSA) foi detectada originalmente em 2007 na República da Geórgia e é conhecida por causar surtos de doenças virulentas e mortais em suínos selvagens e domesticados. Desde o surto original, a PSA teve um impacto generalizado e letal em rebanhos suínos em vários países da Europa Oriental e em toda a Ásia. Embora o vírus esteja causando profundas perdas econômicas para a indústria suína, não houve nenhum surto nos Estados Unidos . O vírus é incapaz de ser transmitido de porcos para humanos.

A pesquisa recentemente publicada do USDA, conforme destacado no jornal Transboundary and Emerging Diseases, mostra que os cientistas da ARS desenvolveram uma vacina candidata com a capacidade de ser produzida comercialmente, mantendo sua eficácia contra cepas asiáticas de PSA quando testada em raças europeias e asiáticas de suíno. As descobertas também mostram que um parceiro comercial pode replicar os resultados do nível experimental e prevenir a propagação do vírus.

Estudos anteriores foram realizados em condições de laboratório apenas em porcos criados na Europa, usando um isolado de PSA, ou amostra, do surto inicial.

“Estamos entusiasmados com o fato de a pesquisa de nossa equipe ter resultado em resultados de vacinas promissores que podem ser repetidos em nível comercial, em diferentes raças de suínos e com o uso de um isolado de PSA recente”, disse o pesquisador da ARS Douglas Gladue . “Isso sinaliza que a vacina candidata viva atenuada pode desempenhar um papel importante no controle do surto em curso que ameaça o fornecimento global de carne suína”, disse o pesquisador da ARS Douglas Gladue.

O início da imunidade foi revelado em aproximadamente um terço dos suínos na segunda semana pós-vacinação, com proteção total em todos os suínos alcançada na quarta semana.

Uma vacina comercial para PSA será uma parte importante do controle da doença em áreas de surto. Os pesquisadores continuarão a determinar a segurança e eficácia da vacina sob condições de produção comercial e estão trabalhando em estreita colaboração com seu parceiro comercial no Vietnã.