Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Valorizando relacionamentos, a De Heus fortalece Recursos Humanos

A empresa anuncia nova gestora como peça importante para apoiar o processo de crescimento da empresa holandesa no Brasil, promovendo um ambiente engajador para os colaboradores

Valorizando relacionamentos, a De Heus fortalece Recursos Humanos

FEVEREIROA multinacional holandesa De Heus iniciou o ano de 2018 a todo vapor. Por mais que a empresa, que é especializada em nutrição animal, tenha fechado 2017 com um aumento na produção em 80% e um crescimento de 180% no faturamento – desde o início de sua atuação no Brasil há cinco anos -, sua meta é avançar ainda mais. Para tanto, a companhia está investindo na gestão de Recursos Humanos: “a nossa empresa é considerada uma das melhores para se trabalhar na Holanda, e no Brasil não pode ser diferente. Além disso, a meta da companhia é ser Top of Mind e, para tanto, tem que ser percebida no mercado como a melhor escolha, tanto pelos profissionais de destaque do mercado como pelo produtor que adquire os produtos do portfólio”, afirma Hermanus Wigman, presidente da corporação.

Para reforçar ainda mais a estrutura da empresa no Brasil, a multinacional contratou como Gerente de Recursos Humanos, Georgia Alexandra Trivellato Silveira de Almeida, que chega como uma peça essencial para o alinhamento da visão profissional da empresa no Brasil com a da Holanda. Com 15 anos de experiência, a profissional é pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), possui Certificado em Prática de Pessoal (Certificate in Personnel Practive, CIPD) pela Hammersmith and West London College, e MBA em Estratégia de RH e Gerenciamento de Mudança pela Universidade de Kingston, Reino Unido. Com experiência internacional, ela trabalhou na Inglaterra e na Rússia, em empresas multinacionais de referência nos segmentos de saúde animal, tecnologia automotiva e química.

A contratação da profissional de Recursos Humanos, com vasta experiência, é estratégica e vem de encontro ao projeto da nova Unidade Corporativa De Heus em Campinas, que está alinhado com as visões e os conceitos mais atuais de arquitetura funcional, que buscam priorizar a colaboração, o bem-estar dos colaboradores, a integração ágil do trabalho e da tomada de decisão, o estímulo à circulação de informações, a informatização de documentos – racionalizando o uso de papel, com armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem -, e a transparência dos relacionamentos e dos procedimentos funcionais. Uma concepção de organização social e espacial do trabalho denominada na empresa como “Working at De Heus”. “Esta estrutura é pensada para facilitar a comunicação e a cooperação das pessoas. Isso dá um ganho na humanização dos relacionamentos interpessoais, nas decisões corporativas ágeis e na sinergia das áreas”, afirma Georgia.

A empresa valoriza a visão familiar que vem da Europa, com capital próprio, valores de idoneidade e segurança, mantendo uma administração “flat”, plana, com hierarquia menos rígida, com estrutura mais horizontal e menos burocrática. “A De Heus é uma empresa em pleno crescimento, porém sem perder a essência humana de cuidar um do outro, respeitar e colaborar com o próximo e desenvolvermos em conjunto nosso máximo potencial. A ideia é manter a evolução de forma orgânica e espiral”, detalha a gerente de RH.

No ano passado a De Heus teve um crescimento de vendas em 25%, com ampliação de 40% no faturamento anual, chegando a R$ 270 milhões; e um aumento na equipe geral em mais de 40 pessoas – para 2018, a meta é continuar crescendo, em torno de 10%. Para Georgia o desafio da sua gestão na companhia é facilitar o processo de crescimento promovendo um ambiente engajador para os colaboradores. “Neste ano teremos a implementação do processo de Talent Management na De Heus Brasil, para unir a estratégia da companhia com a estratégia de talentos, alinhando as expectativas de desempenho individuais com as metas do negócio. Trata-se do primeiro processo de RH a ser integrado com a matriz. Também lançaremos a 1ª pesquisa de engajamento e revisitaremos nossa estrutura de cargos e salários”, afirma ela.

Para humanizar e fortalecer o relacionamento com a equipe, a empresa realizou nos últimos dois meses o evento De Heus de Portas Abertas, onde os familiares dos colaboradores foram convidados a conhecer toda a estrutura e a funcionalidade das unidades da empresa em Campinas, Rio Claro, Toledo, Apucarana e Guararapes. “Estamos investindo em pessoas que se envolvam e atuem para o progresso conjunto da De Heus e de nossos clientes. Se um cliente precisa de nós, queremos vencer todos os desafios ao seu lado, pois este é o nosso grande diferencial no mercado”, complementa a gerente de RH.