Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Variáveis sanguíneas de leitões na fase de creche alimentados com rações comerciais com diferentes probióticos

As principais classes consideradas como probióticas são os Bacillus, as leveduras e bactérias produtoras de ácido lático, tais como Lactobacillus, Bifidobacterium e Enterococus

Variáveis sanguíneas de leitões na fase de creche alimentados com rações comerciais com diferentes probióticos

SetembroDentro da cadeia de produção de suínos, a fase de creche é considerada o período mais crítico aos animais, uma vez que esta fase causa um maior estresse aos leitões devido a diversos fatores, como a separação da mãe, adaptação ao novo ambiente, mudança na alimentação e estresse social. Diversas pesquisas são encontradas no meio cientifico sobre a microbiota intestinal e os microrganismos que nela atuam, e cada vez procura-se estudar os seus efeitos. Estudos feitos por Kotzampassi & Giamarellos-Bourboulis (2012), Power et al. (2014), estudando a microbiota intestinal, descobriram que ela possui influência direta com a saúde do hospedeiro, como alterações metabólicas, fisiológicas, nutricionais e processos imunológicos. Assim, com a finalidade de melhorar o desempenho zootécnico dos animais, surgem os probióticos, que são microrganismos vivos e quando administrados em quantidades adequadas, melhoram a microbiota intestinal conferindo um benefício à saúde do hospedeiro (Fao/Who, 2001). As principais classes consideradas como probióticas são os Bacillus, as leveduras e bactérias produtoras de ácido lático, tais como Lactobacillus, Bifidobacterium e Enterococus (Stein et al., 2006). Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar variáveis sanguíneas de leitões na fase de creche alimentados com rações comerciais com diferentes probióticos.

Material e métodos

O experimento foi realizado no Setor de Suinocultura da Fazenda Experimental da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no campus de Marechal Candido Rondon (PR), situado na linha Guará.

Foram utilizados 150 leitões, fêmeas e machos inteiros, mestiços, desmamados aos 21 dias de idade com peso médio inicial de 6,81 ± 0,71 kg distribuídos em delineamento experimental de blocos casualizados, em arranjo fatorial 3 x 2 (três dietas experimentais e dois sexos), totalizando seis tratamentos, com cinco repetições e cinco animais por unidade experimental, sendo blocados por sexo.

Leia o artigo na íntegra AQUI