Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vendas de carne suína caem em Santa Catarina

Após semanas de desempenho positivo, quando os mais animados chegaram a cogitar a possibilidade de fim da crise na suinocultura, o mercado da carne catarinense voltou a diminuir o ritmo de negócios.

Redação SI 14/10/2002 – Segundo o técnico do Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina (Icepa), Jurandi Soares Machado, `as vendas de carne suína e derivados perderam boa parte da mobilidade das semanas anteriores`. Assim, observa, fica claro que houve apenas uma bolha de consumo nos últimos dias. `De agora em diante os preços tendem a entrar novamente em um período de estabilidade`.

Segundo Machado, há uma série de fatores que explicam o desempenho positivo das últimas semanas. Entre eles, enfatiza, o crescimento das exportações de carnes bovinas, suínas e de frangos, o enxugamento dos estoques, a menor oferta de carne bovina, o recuo da produção de frangos no Sudeste (principal região consumidora) e a redução do preço de referência para o cálculo do ICMS em Santa Catarina.

Apesar disso, a tendência agora é de acomodação. `Os grandes compradores já sinalizam que o mercado não oferece condições para preços mais altos do que os atuais`. Para Machado, a situação só deve mudar a partir da segunda quinzena de novembro, `quando o varejo voltará a recompor estoques para atender ao consumo de final de ano`. Ainda assim, os produtores continuarão enfrentando dificuldades, principalmente por causa dos altos preços do milho.