Comentário

Viagem a Ásia - Semana 1

Por Jim Long, presidente-executivo da Genesus Inc.

Viagem a Ásia - Semana 1

Filipinas

Na semana passada visitamos as Filipinas. Foi a primeira vez que estivemos lá.

Nossas observações:

• 107 milhões de pessoas espalhadas por muitas ilhas, com mais de 50% em uma ilha chamada Luzon.
  • Luzon fica no extremo norte das Filipinas e é a maior e mais populosa ilha do país.
  • Uma alta porcentagem de pessoas fala inglês, um legado de uma grande influência americana nos últimos 100 anos.
  • Entendemos que as Filipinas têm cerca de 1,3 milhões de matrizes.
  • Porco é servido em muitos restaurantes com muitos pratos exclusivos para as Filipinas.
  • A carne suína é servida nas companhias aéreas dos países. Talvez as companhias aéreas dos Estados Unidos e do Canadá possam começar a apoiar os produtores de carne suína.
  • Lucros para suínos de mercado nas Filipinas atualmente na faixa de US $ 30 por cabeça. Custo de produção de US $ 200 por cabeça.
  • O milho é cultivado, mas também é importado. A soja é importada.
  • Clima quente e úmido. As Filipinas não estão longe do equador. Continuamente o clima quente não é o melhor ambiente para a produção de suínos.

Quando estávamos nas Filipinas, a Genesus assinou um acordo com a empresa Golden Harvesta para estocar um novo Núcleo 2600. A nova fazenda será a maior unidade de produção de raça pura registrada no país. A Golden Harvesta se tornou produtora e comerciante da Genesus nas Filipinas. É emocionante ter a oportunidade de se tornar um grande participante genético nas Filipinas.

China

Depois das Filipinas, voamos para Hong Kong e depois para Chengdu, capital da província de Sichuan, no sudoeste da China.

Nossas observações:

A ASF bateu forte na China. A produção está em declínio.

Os produtores com quem falamos esperam que os preços do suíno acelerem depois do meio do verão, à medida que os efeitos da enorme liquidação no inventário da porca (7 milhões de matrizes) entrarem em cena.

Especulação é que o preço recorde da China de 23 RMB. (1.50 US lb peso vivo) será superado. Na verdade, todos nós falamos para esperar esse cenário.

Uma das razões pelas quais a especulação é de que os preços do suíno na China vão acelerar em agosto é o mandato do governo de que a carne suína armazenada será testada para a PSA depois de julho. Isso está encorajando toda a carne de porco frigorífica a ser vendida antes dessa data. Em julho, todas as suínias, incluindo suínos vivos, serão testadas para PSA em plantas de abate por funcionários do governo. Qualquer porco ou porco positivo será queimado.

As pessoas da Ag estão muito conscientes das tensas questões políticas e econômicas entre a China – EUA – Canadá, ou seja, soja, importação de suínos, canola, tarifas são todos assuntos sobre os quais eu tenho conversado. Como nós, eles são espectadores enquanto os políticos jogam o futuro.

Em Sichuan visitamos o produtor TLQS da Genesus. A TQLS é um dos principais produtores de ovos, suínos e ração na China.

A TQLS levou-nos a um local de 20.000 porcas abastecido com porcas Genesus. Este site faz parte do sistema de produção TQLS. O site; 20.000 fazendas de matrizes chamada Maple Leaf Pasture, tinham uma vitrine exclusiva para corredores de mármore, áreas de vidro do chão ao teto.

Tenho que dizer, nunca vi nada parecido. A TQLS tem capacidade extraordinária de mostrar e comercializar enquanto trabalha para melhorar sua marca.

Na próxima semana, estaremos viajando ainda mais pela China. Na sexta-feira falando na Global Swine Genetic Conference. Continuaremos relatando nossas observações.