Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Vietnã confirma corte tarifário sobre carne suína dos EUA

Espera-se que a redução seja implementada em 1º de julho de 2022

Vietnã confirma corte tarifário sobre carne suína dos EUA

O Vietnã confirmou que reduzirá sua tarifa de Nação Mais Favorecida (NMF) sobre carne suína congelada importada de 15% para 10%. Espera-se que a redução seja implementada em 1º de julho de 2022. Obter melhor acesso ao mercado para o Vietnã, um importante país consumidor de carne suína, tem sido uma das principais prioridades comerciais do Conselho Nacional de Produtores de Porco. 

No final do ano passado, a vice-presidente assistente de Assuntos Internacionais do NPPC, Maria Zieba, testemunhou sobre a importância do mercado vietnamita para os produtores de carne suína dos EUA e instou o governo Trump a não impor tarifas dos EUA sobre produtos do Vietnã por causa da suposta manipulação da moeda daquele país. NPPC liderou esforços recentes, incluindo uma carta de 70 membros do Congresso, pedindo à Representante de Comércio dos EUA, Katherine Tai, que pressionasse o Vietnã a eliminar as tarifas sobre a carne suína dos EUA.

“Agradecemos aos legisladores, liderados por Reps. Ron Kind (D-Wis.), Darin LaHood (R-Ill.), Jim Costa (D-Calif.) E Dusty Johnson (RS.D.), por seu apoio em reconhecendo a importância do mercado vietnamita para os produtores de carne suína dos EUA ”, disse Jen Sorenson, presidente da NPPC. “O Vietnã consome muita carne suína, mas tem lidado com a peste suína africana. Isso dizimou sua produção doméstica de carne suína e aumentou sua dependência da carne suína importada. O corte tarifário nos permitirá enviar mais produtos ao Vietnã para atender às suas necessidades ”.

Embora a redução da taxa ajude, porque os Estados Unidos não têm um acordo de livre comércio com o Vietnã, a indústria de carne suína dos EUA continua em desvantagem competitiva em relação aos países fornecedores de carne suína, incluindo a União Europeia, Rússia e nações do Comprehensive e Acordo Progressivo para a Parceria Transpacífica. Os países da CPTPP, por exemplo, têm uma tarifa de apenas 7,5% sobre as exportações de carne suína congelada para o Vietnã.

Devido às altas tarifas e barreiras não tarifárias do Vietnã à carne suína dos EUA e à falta de um acordo de livre comércio ou acordo comercial preferencial entre os Estados Unidos e o Vietnã, a indústria de carne suína dos EUA embarcou apenas cerca de 25.000 toneladas métricas de carne suína no valor de US $ 54 milhões para o Vietnã em 2020. Para efeito de comparação, embora o Vietnã consuma mais carne suína do que o México – o segundo maior mercado de exportação da indústria de carne suína dos EUA em volume e membro do Acordo EUA-México-Canadá – os Estados Unidos exportaram mais de 735.000 toneladas métricas avaliadas em US $ 1,2 bilhão para o México no ano passado. 

A NPPC tem instado o governo, que ajudou a facilitar a redução de tarifas do Vietnã, a se juntar à CPTPP de 11 nações. Os Estados Unidos faziam parte do antecessor desse pacto comercial, a Parceria Trans-Pacífico, que a NPPC apoiou fortemente, mas o governo Trump retirou-se do acordo antes de ser finalizado. (TPP tornou-se CPTPP depois que os Estados Unidos abandonaram o primeiro.)