Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Surto

Vietnã confirma primeiro caso de Peste Suína Africana

Todos os suínos das fazendas localizadas nas províncias de Hung Yen e Thai Binh, a sudeste da capital Hanói, foram abatidos

Vietnã confirma primeiro caso de Peste Suína Africana

De acordo com comunicado do Departamento de Saúde Animal do Vietnã, peste suína africana foi detectada em três fazendas no país. Todos os suínos das fazendas localizadas nas províncias de Hung Yen e Thai Binh, a sudeste da capital Hanói, foram abatidos.

A carne suína representa três quartos do consumo total de carne no Vietnã, um país de 95 milhões de pessoas onde a maioria dos 30 milhões de porcos criados em fazendas é consumida internamente.

Com a carne suína  tão popular em muitos países asiáticos, especialistas da ONU disseram em setembro do ano passado que a disseminação do vírus para os vizinhos da China é quase certa, e provavelmente através de movimentos de produtos contendo carne de porco infectada.

Nguyen Van Long, chefe de epidemiologia do departamento, disse que o contrabando de animais através das fronteiras e o turismo dificultam o controle da disseminação da doença.

A Agência Central de Notícias oficial de Taiwan informou na sexta-feira que o Conselho de Agricultura do país encontrou o vírus em um sanduíche transportado do Vietnã para Taiwan em cinco de fevereiro.

Autoridades em Taiwan e no Vietnã estão trabalhando para determinar a origem da carne suína encontrada no sanduíche, informou o departamento de saúde animal do Vietnã.