Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Vietnã desenvolve vacina contra a Peste Suína Africana

Segurança e eficácia da vacina contra a peste suína africana foram confirmadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos 

Vietnã desenvolve vacina contra a Peste Suína Africana

O Vietnã emitiu uma licença comercial para a primeira vacina do mundo contra a peste suína africana (PSA). O imunizante foi desenvolvido pela Navetco, empresa ligada ao Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do país, em parceria com cientistas dos Estados Unidos. As pesquisas começaram em 2019, quando um surto foi registrado no país asiático.

Para testar a segurança e eficácia da vacina foram feitos cinco ensaios clínicos, e o produto teve uma taxa de sucesso de 100%. Os resultados foram relatados em um artigo publicado no Journal of Science Veterinary Medicine in Vietnam e confirmados por análises do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O fármaco foi produzido a partir do vírus atenuado geneticamente e oferece uma imunidade de seis meses para os animais. O produto deve custar menos de US$ 2 e pode ser exportado para outros países; contudo, ainda não há previsão de comercialização e depende de autorização de cada autoridade sanitária nacional.