Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vitrine - (Parte 2)

As empresas do setor de saúde animal oferecem uma série de opções em produtos para prevenção, controle ou tratamento de diversas doenças que afetam o suíno.

Redação SI (Edição 162/2002) – Veja a relação de alguns deles disponíveis no mercado.

Baycox Pig Doser

Este medicamento é indicado para a profilaxia e tratamento de coccidiose em leitões, causada por Isospora suis, principal patógeno associado com a diarréia em leitões entre 5 a 30 dias de idade. A Bayer desenvolveu uma embalagem com dosador, o que facilita a administração oral do produto, feita em dose única. A sua aplicação pode ser feita concomitantemente com outros tratamentos, como os que se utilizam de Ferro Dextrano ou antibióticos como a enrofloxacina. De acordo com a empresa, não há interferência.

Ingelvac AR4

É uma vacina inativada contra rinite atrófica indicada para a imunização dos suínos contra esta doença. A vacinação é feita nas matrizes e, ao mamar o colostro, os leitões recebem a proteção contra a enfermidade. A Boehringer Ingelheim também possui nesta linha a Ingelvac Mhyo, vacina em dose única para prevenção da pneumonia enzoótica. Além do Buscopan Composto, destinado a vários tipos de cólicas e contrações uterinas dolorosas.

Suicalm

Este produto já está no mercado há cerca de 10 anos, anteriormente com o nome de Strenil. Hoje ele é comercializado pela Merial, numa embalagem de 100 ml. O Suicalm é um neuroléptico que causa a sedação do animal após sua aplicação intramuscular. Ele é indicado para casos de porcas agressivas, intervenções obstétricas, sobrecarga cardíaca, reagrupamento de leitões, transporte de reprodutores e como pré-medicação para anestesia.


Suvaxyn Respifend MH/HPS

Esta vacina atua na prevenção de pneumonia enzoótica e doença de Glasser. Ela tem uma formulação exclusiva que combina duas vacinas em uma, com ação sobre Mycoplasma hyopneumoniae e Haemophilus parasuis. A Fort Dodge comercializa a vacina em frascos de 50 doses (100 ml), cuja administração por via intramuscular é de 2 ml por animal. De acordo com a empresa, a vacina oferece cobertura contra o maior número de sorotipos patogênicos do HPS prevalentes no Brasil.

Tylan S 100

O Tylan S 100 está há 25 anos no mercado. Ele é indicado para o controle da pneumonia dos suínos causada por agentes bacterianos (Pasteurella sp, Mycoplasma hyopneumoniae e/ou Corynebacterium pyosenes). De acordo com a Elanco, o produto também previne infecções intestinais causadas pela Salmonella sp, desinteria suína e Ileíte. A empresa também possui o Tylan G 250 indicado para casos de Ileíte, causado por Lawsonia intracellularis, e na prevenção da desinteria suína, causada pela Brachispira hyodysenteriae.

Caliermutin Premix 100

Comercializado em embalagens de 5 quilos, a administração do produto é feita via ração, com a aplicação de 0,30 a 1 quilo por tonelada (30-100ppm) durante 5 a 7 dias. Ele é indicado para prevenção e controle de disenteria suína (Brachyspira hyodysenteriae); pneumonia enzoótica (M. hyopneumoniae, M. pleuropneumoniae, M. hyorhinis, M. hyosynoviae), Gram (+) e Gram (-). A sua composição contém Fumarato hidrogênio de Tiamulina 100g (gel coated).

Amoxicilina Trihidratada

Com a concentração mínima de 98%, este produto vem sendo distribuído pela Scavet há quatro anos. A Amoxicilina possui ação em patologias respiratórias, urinárias, gastrintestinais, nervosas, articulares e cutâneas, causadas por bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, ou seja, doenças como meningite estreptocócica, enterites/diaréias, pneumonias, cistites/nefrite, artrite, síndrome MMA e dermatite. A sua aplicação pode ser por via oral, misturada à ração ou colocada na água durante sete dias consecutivos.

Aivlosin FG-50

É indicado para doenças causadas por patógenos intracelulares como: pneumonia enzoótica (Mycoplasma hyopneumoniae), ileítes (Lawsonia intracellularis) e disenteria suína (Brachyspira hyodysenteriae). O Aivlosin FG-50 deve ser misturado às rações de suínos e age inibindo a multiplicação dos agentes causais no organismo do animal, controlando dessa forma os processos infecciosos. O produto está no mercado há cinco anos, comercializado pela Sanphar.

M+PAC

É uma vacina inativada contra a pneumonia enzoótica de suínos, causada pelo Mycoplasma hyopneumoniae. Lançada no mercado há cerca de dois anos, a sua aplicação é intramuscular. Ela possui um adjuvante exclusivo, o Emunade, que é uma dupla emulsão de hidróxido de alumínio mais óleo em água. Segundo a Schering-Plough Coopers, isto garante uma resposta imunológica rápida e duradoura, induzindo a uma melhor imunidade celular e humoral e na diminuição das lesões pulmonares.

Econor (Valnemulina)

Atuando na prevenção, controle e tratamento de micoplasmoses, infecções respiratórias e entéricas, tanto para suínos como aves, este produto da Novartis já está no mercado há cerca de três anos. Comercializado em barricas de 25 ou de 50 quilos, o Econor tem uma ação de antibiótico e sua aplicação se dá por meio da mistura com a ração servida aos animais.

RespiSure-ONE

Lançado em junho de 2001, este produto completou recentemente um ano de mercado. Distribuído pela Pfizer, ele atua na prevenção da pneumonia enzoótica. A sua aplicação deve ser feita em leitões entre o sétimo e o vigésimo primeiro dia de vida por meio de vacinação intramuscular, com 2 ml do produto.

Enrotril Adsormix 2,5%

O produto está sendo lançado no mercado pela Formil/Sanebrás. É um antimicrobiano bactericida com ação sobre doenças como pneumonia enzoótica, pleuropneumonia, pneumonia bacteriana multifatorial, doença de glasser, doença do edema, salmonelose e colibacilose. Sua dose básica é de 200 mg para cada quilo do animal, devendo ser misturada à ração de três a sete dias ou a critério do veterinário.


Desinfetantes e sanitizantes

A limpeza e desinfecção dos ambientes onde vivem os suínos também contribuem para evitar doenças e dar uma boa aparência à granja. Veja algumas opções deste tipo de produto presente no mercado.

BioBom Sanitizante

É um sanitizante orgânico que possui ação de limpeza e ajuda no controle dos microorganismos. Mesmo com os cuidados de higiene, fezes, restos de ração e resíduos oleosos costumam ficar incrustados tanto na pele do suíno quanto nas paredes e chão das baias, o que contribui para a proliferação dos microorganismos e possível contaminação do plantel. Segundo a Uniquímica, o produto não possui contra-indicações, é diluído em água e pode ser aplicado nas baias e nos próprios animais, amolecendo a sujeira e facilitando a sua remoção.

Sanivex

É um desinfetante de uso geral que pode ser utilizado na desinfecção de galpões, baias, creches, maternidades, equipamentos, veículos de transporte, sala de coleta de sêmen, pedilúvios e rodolúvios. Ele está há sete anos no mercado, distribuído pela Formil/Sanebrás, e possui ação sobre vírus como o Parvovirus, da parvovirose suína, e o Pestivirus, da peste suína clássica, também em bactérias como a E. coli, Clostridium sp e Proteus sp, além de fungos como o Fusarium sp, Aspergillus niger, entre outros.

CID 2000

Este produto é feito a base de ácidos orgânicos e peróxido de hidrogênio, tendo como função limpar, desinfetar e acidificar a água de bebida para os animais. Com isto, ele promove uma redução da carga de agentes patógenos promovendo uma melhor integridade intestinal. A Impextraco possui ainda nesta linha o CID 20, um desinfetante produzido a base de cinco princípios ativos diferentes, com atividade contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas e também contra fungos, leveduras, algas e vírus.