Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Você tomaria a mesma água que seus animais tomam na granja?

"Os avanços em nutrição, melhoramento genético, tecnologias para ambiência, gestão de pessoas, e automação de processos permitem que o setor cresça a passos largos, e como profissionais precisamos nos atualizar com frequência"

Você tomaria a mesma água que seus animais tomam na granja?

Na suinocultura atual, os participantes da cadeia evoluem de forma muito rápida. Os avanços em nutrição, melhoramento genético, tecnologias para ambiência, gestão de pessoas, e automação de processos permitem que o setor cresça a passos largos, e como profissionais precisamos nos atualizar com frequência. Quando falamos de evolução em nutrição, no entanto, a atenção sempre se volta para a ração, enquanto uma pergunta não se cala: e a água?

Hoje é muito comum encontrarmos granjas altamente tecnificadas, com excelentes profissionais, bons índices zootécnicos, mas um controle defasado da água que os animais consomem. Na maioria das vezes, quando questionados sobre a água da granja, os gestores imediatamente pensam na   captação, isto é, na fonte da água, esquecendo-se de que o grande vilão da contaminação (o biofilme) se forma mesmo é durante o trajeto que ela percorre nos canos.  

A formação do biofilme ocorre devido a vários fatores interligados, como o estado de conservação dos canos, a estrutura hidráulica, o dimensionamento do volume de água nos galpões, a fonte de captação, o tipo de limpeza que é feito, entre outros pontos. Uma vez formado, ele estará contaminando a água constantemente, e agregando cada vez mais micro-organismos. Sabendo disso, e pensando que um animal consome três vezes mais água do que alimento sólido, será que estamos refletindo sobre o custo de uma água suja no aproveitamento da ração? Será que não estamos lidando diariamente com o impacto “invisível” da água contaminada na conversão alimentar e GPD?

As tubulações de água conectam indiretamente todos os setores de uma granja, funcionando como ponto para contaminação cruzada entre departamentos, salas e galpões distintos. Do ponto de vista de biosseguridade, isso é importantíssimo, e deve ser levado em consideração junto a todas as medidas de segurança. Conhecer a rede hidráulica da granja é um dos pilares de gestão mais importantes dentro da unidade, e o tratamento dessa água deve ser priorizado para garantir a saúde animal e seu desempenho produtivo. A pergunta é simples: você beberia a mesma água que seus animais bebem? Essa resposta sempre dependerá de você.