Guia Gessulli
MS Schippers Brasil

Você usa carpete no banheiro? E na granja?

MS Schippers Brasil
26-Out-2021 09:34

Mas o que isso tem a ver com suinocultura? Você pode estar se perguntando por que, mas garanto que respondeu “NÃO!” para as perguntas acima, não é mesmo? Parece óbvio, mas quando pensamos no porquê dessa resposta, fica muito mais fácil entender a importância de se revestir e impermeabilizar os pisos e paredes na produção animal.

Em ambientes contaminados como galpões e baias na suinocultura, é muito difícil limpar e desinfetar pisos e paredes de concreto, que absorvem uma enorme quantidade de água, sujeira, micro-organismos, e matéria orgânica durante o período em que os animais estão alojados. Não só isso, mas os próprios produtos utilizados na limpeza, como detergentes e desinfetantes, acabam se infiltrando nas rachaduras, frestas e porosidades. Dessa forma, é fundamental entendermos que a impermeabilização das superfícies é o que realmente vai permitir uma limpeza e desinfecção eficaz. É por isso que esse tema faz parte do conceito HyCare, e é por isso que trabalhamos com esses produtos na Schippers!

Pisos

O revestimento dos pisos e ripados pode ser feito com uma camada mais fina de resina impermeabilizante, com ou sem aplicação de cor, ou mesmo com argamassados resistentes que formem um novo piso por cima do piso existente. Nem sempre é necessário reformar tudo do zero, e existem várias combinações possíveis de produtos, inclusive para a criação de pisos antiderrapantes que previnem problemas de casco nos animais.

Paredes

Idealmente devemos revestir as paredes das baias até 1 metro de altura, suficiente para cobrir o espaço que entra em contato direto com os animais. Quando as paredes são revestidas, a diferença na limpeza e desinfecção pode ser nitidamente percebida, e consequentemente a pressão de infecção do ambiente é muito mais reduzida quando o próximo lote é alojado.

Ah! Vai construir uma granja nova? Fale com a nossa equipe e faça os pisos e paredes de forma inteligente. Construa ou reforme o seu galpão pensando sempre na porosidade das superfícies e materiais utilizados. Isso prioriza a higiene e vai facilitar a obtenção de resultados produtivos muito melhores lote após lote!

Acesse o blog da MS Schippers para ler mais posts sobre biosseguridade, qualidade da água de bebida, limpeza e desinfecção, e manejo de suínos. Trabalhar com higiene é a melhor forma de trazer mais resultados e lucros

Aurora Alimentos é eleita a campeã do prêmio "Melhores do Agronegócio"
01 de Dezembro de 2021
Reconhecimento