Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Volumes recordes de exportação

As exportações brasileiras de carne suína alcançaram volume recorde nos sete primeiros meses do ano, com embarques de 226 mil toneladas.

Redação SI 10/09/2002 – As exportações brasileiras de carne suína alcançaram volume recorde nos sete primeiros meses do ano, com embarques de 226 mil toneladas, um aumento de 65% em relação ao total negociado em igual período do ano passado. As receitas totalizaram US$ 251,9 milhões, um incremento de 29% sobre o valor registrado entre janeiro e julho de 2001.

A Rússia aumentou suas compras em 30% no período e responde atualmente por 83% das vendas brasileiras. A comercialização para Hong Kong, segundo maior mercado do Brasil, caiu 34%. Até o final do ano, no entanto, os embarques da carne para a região devem aumentar, segundo a Cooperativa Aurora.

A Argentina, que no ano passado respondia por 15% das vendas externas brasileiras, reduziu suas compras em 79%. Atualmente, responde por 2% das exportações brasileiras. A redução das compras por parte da Argentina, de Hong Kong e do Uruguai tem levado os exportadores brasileiros a buscar novos mercados.

“O maior mercado potencial é o Japão, com demanda estimada em 1 milhão de toneladas por ano”, diz Fernando Antonio Pereira, diretor da Agroceres PIC. O Brasil ainda não negocia com o Japão, mas mantém conversações constantes com aquele mercado. Outro mercado importante para a carne brasileira é a União Européia, que importa anualmente 65 mil toneladas de suínos. “O Brasil é atualmente o quarto maior exportador mundial, devendo chegar a terceiro no próximo ano”, diz Pereira.