Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Votação para Prêmio Claudia termina no dia 25 de setembro

Pesquisadora e chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella, é finalista na categoria Ciências

Votação para Prêmio Claudia termina no dia 25 de setembro

Janice Zanella pesquisadora e chefe geral da Embrapa Suínos e AvesA votação popular para o Prêmio Claudia, promovido pela revista do Grupo Abril, termina na próxima segunda-feira, dia 25 de setembro. A pesquisadora e chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella, é finalista na categoria Ciências. Ela concorre com a virologista Marilda Siqueira e com a astrofísica Elisabete Dal Pino. Janice é destacada no concurso pela sua dedicação à ciência, em especial na área de virologia animal.

A votação é gratuita e pode ser feita pelo site www.premioclaudia.com.br. É possível votar quantas vezes quiser. A divulgação do resultado acontece em São Paulo, no dia 2 de outubro. Segundo o regulamento, os votos populares serão somados aos dos integrantes das comissões julgadoras externa e interna, que serão formados por 20 personalidades e representantes de diversas áreas do grupo econômico da revista Claudia. As vencedoras de cada categoria vão receber um troféu e terão suas histórias publicadas na edição do mês de novembro da revista Claudia e no site do prêmio.

Mineira de Varginha, Janice é médica veterinária, mestre e PhD. Aos 17 anos, saiu de sua cidade natal para estudar Medicina Veterinária na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte. Após a graduação, fez seu estágio de aperfeiçoamento na Embrapa Suínos e Aves em Concórdia-SC. Depois, foi para a Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, cursar o mestrado, com bolsa do National Pork Board Council, em Latência do vírus da Doença de Aujeszky, e, pelo seu destaque, acabou convidada a cursar o PhD em modelos de latência de vírus. O sucesso do trabalho rendeu várias publicações, inclusive na revista Science. Ainda no período de estudo, Janice passou no concurso público para pesquisador da Embrapa.

Há 19 anos atuando como pesquisadora na área de Virologia Animal, Janice desenvolveu projetos de pesquisa e transferência de tecnologia em vírus de suínos e aves, com uma participação em mais de 30 projetos. A pesquisadora também coordenou o programa de erradicação da Doença de Aujeszky em Santa Catarina, que recebeu quatro premiações, e teve um impacto positivo para suinocultura catarinense, com a criação de condições sanitárias favoráveis para a negociação de carne suína com países importadores e que hoje faz do estado o único que exporta para o Japão e Estados Unidos.

Já recebeu 26 premiações, entre nacionais de equipe de projetos, personalidade técnica e internacionais. Em 2015 recebeu o Troféu Mérito Lauriston von Schmidt por relevantes serviços prestados à causa do setor avícola e suinícola da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A pesquisadora recebeu ainda o título de “RDA Overseas Honorable Researcher” da Rural Development Administration da Coreia do Sul, baseado no impacto internacional dos temas conduzidos por seu trabalho.

Um dos trabalhos de impacto que Janice atuou foi como pesquisadora no Labex-EUA Sanidade Animal, junto ao NADC/ARS/USDA, o maior centro de referência em Sanidade Animal do mundo. Janice estava no local e na hora certa quando a pandemia do vírus da gripe A ocorreu no mundo, pesquisando e fazendo parte da equipe que desenvolveu e testou a vacina de influenza utilizada em suínos no mundo. Resultados dessa pesquisa embasaram o desenvolvimento da vacina da gripe para controle da enfermidade em humanos mundialmente.

Atualmente, a pesquisadora integra o grupo da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para avaliação do estado de Peste Suína Clássica de países membros, da Peste Suína Africana e representa o Brasil no Grupo Técnico OFFLU (OIE, FAO e WHO). O grupo vírus da influenza suína da OFFLU é uma rede de especialistas em gripe suína que estão ativamente envolvidos em atividades de pesquisa e vigilância para compreender a doença e contribuir para melhorar seu controle e prevenção. O grupo OFFLU representa setores de saúde animal e saúde pública com o objetivo de ter uma representação global. Ela também é a primeira mulher chefe geral da Embrapa Suínos e Aves.

Em sua 22º edição, o Prêmio Claudia tem como objetivo descobrir, destacar e valorizar mulheres competentes, talentosas, inovadoras e empenhadas em fazer um Brasil melhor, nas categorias Cultura, Trabalho social, Negócios, Políticas Públicas, Ciência, Revelação e Consultora Natura Inspiradora.