Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Workshop realizado pela área de Saúde Animal da Boehringer Ingelheim aborda controle de enfermidades respiratórias em suínos

Evento trouxe especialista em epidemiologia e reuniu profissionais da suinocultura para debater controle de Mycoplasma hyopneumoniae.

A palestra “Cadeia de Infecção: Conceitos e aplicações” foi apresentada em abril pelo médico veterinário Dr. Eduardo Fano – Gerente Técnico de Suinocultura para as Américas da Boehringer Ingelheim – que falou da importância do controle da enfermidade e o impacto econômico na produção.  O Workshop realizado pela companhia aconteceu em Toledo (PR) e reuniu médicos veterinários, técnicos de cooperativas e agroindústrias da região, produtores independentes e equipes de empresas de genética e nutrição.

“Sabemos que a aplicação deste novo conceito modifica a cultura de controle de pneumonia enzoótica nos rebanhos de produção de suínos. O mais interessante é que ele transforma também os resultados obtidos, maximizando os ganhos e otimizando o trabalho do produtor”, destaca Marco Lubas, médico veterinário e Consultor Técnico da Boehringer Ingelheim.

O palestrante Eduardo Fano, que é PhD em Epidemiologia e Transmissão de M. hyopneumoniae na Universidade de Minnesota (EUA), apresentou um conceito que propõe uma mudança significativa na cultura de controle de pneumonia enzoótica.  “O programa Cadeia de Infecção ™ é uma abordagem epidemiológica que pretende avaliar e preconizar o controle de Mycoplasma hyopneumoniae de uma forma mais ampla e técnica, identificando a ocorrência e distribuição de eventos prévios, extremamente focada em todos os estágios do sistema de produção”, revela Fano.

“Nesse encontro, buscamos oferecer atualização aos profissionais da suinocultura do Paraná sobre as novas ferramentas disponíveis e sobre os detalhes do programa Cadeia de Infecção para que ele possa ser aplicado, difundido e customizado conforme a realidade de cada unidade produtiva”, acrescenta Lubas.

A participação do idealizador do conceito de Cadeia de Infecção, Eduardo Fano, estimulou que os profissionais testassem como o conceito produz efeitos positivos no controle do M.hyopneumoniae e tirassem dúvidas sobre aplicabilidade e sinergia com vacinas modernas. Na apresentação, a Supervisora Técnica para Linha Flex Juliana Calveyra, revelou resultados de campo em unidades de produção de suínos que utilizam o conceito com protocolos Boehringer Ingelheim no Brasil.

Sazonalidade das enfermidades respiratórias

Com as oscilações de temperatura e os primeiros sinais de enfermidades nas granjas, o encontro também abordou formas de controle e prevenção das principais doenças respiratórias. “Esse debate ajudou a encorajar os técnicos a reservarem algumas horas do seu tempo para buscar informação sobre um assunto tão relevante para nossa região, participando ativamente das discussões sobre o tema”, finaliza Lubas.

A médica veterinária Juliana Calveyra destaca que todos os esforços adotados vêm resultando em medidas de prevenção/controle segregadas às diferentes fases de produção. “Foi observando esses resultados que a Boehringer Ingelheim desenvolveu uma ferramenta inovadora visando proporcionar um efetivo controle da Pneumonia Enzoótica”, enfatiza Calveyra.