Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

XVII SNDS debaterá uso de antibióticos com principais entidades do setor

Restrição aos antimicrobianos pode ter grande impacto na suinocultura brasileira

XVII SNDS debaterá uso de antibióticos com principais entidades do setor

O uso de antimicrobianos na produção pecuária sustenta um debate mundial que ganhou maior relevância e urgência nos últimos anos. O Brasil vive um momento de definição sobre o tema e os suinocultores terão informação e voz mais uma vez, no dia 29 de junho, durante o XVII Seminário de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS).

A 17° edição do encontro bianual, que ocorre entre 28 a 30 de junho, no Tauá Hotel Atibaia (SP), é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com a Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), com apoio do Sebrae Nacional.

O evento proporciona a oportunidade do debate sobre a restrição ao uso de antibióticos por representantes do Ministério da Agricultura (MAPA), Sindirações, Sindan e da ABPA, além do Presidente da Comissão de Aves e Suínos da CNA, Iuri Machado, e da Dra. María Clavijo, que vai retratar a experiência estadunidense sobre o tema.

“O mundo hoje é um mercado único e o Brasil, como maior fornecedor de proteína animal, não pode ficar de fora desta discussão técnica. A participação de todos os elos da cadeia no debate é indispensável neste processo”, introduz o Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Luis Eduardo Pacifici Rangel.

O Diretor de Produção da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Mendes, destaca que se trata de um dos temas mais atuais para a suinocultura pois está em debate pela OIE e a OMS, assim como pelo MAPA e a Anvisa.

“A preocupação destas entidades é a resistência bacteriana, um assunto bastante controverso. Não é um tema novo, mas está em destaque mundialmente. Estamos envolvidos nestes debates e a iniciativa da ABCS enriquece o universo de opiniões sobre o tema”, opina.

Já para o CEO do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), Ariovaldo Zani, a iniciativa da ABCS contribui para os participantes compreenderem os argumentos do setor produtivo, entidades, governo e consumidores. “O debate será importante para que o produtor possa tomar decisões que preservem a sustentabilidade da cadeia”, comenta.

Na opinião do Presidente do Sindicato Nacional de Produtos para Saúde Animal (Sindan), Emílio Salani, o tema requer um diálogo permanente. “Esta categoria de produtos é imprescindível e seu uso responsável assegura a produtividade brasileira”, cita.

O debate entre os representantes das entidades e órgãos públicos acontece na manhã do dia 29 de junho, quinta-feira, durante o Painel 1 – “A adaptação da suinocultura frente aos desafios de uma nova era”.

Programação

Com o tema “Transformação: novos rumos para a cadeia de suínos brasileira”, o tradicional evento vai reunir as principais lideranças da suinocultura brasileira para apresentar conteúdo de alta qualidade, fomentar o diálogo entre os diferentes elos do setor e contribuir para fortalecimento da atividade no Brasil.

Além da abordagem do Painel 1, cujo objetivo é discutir as necessidades da produção brasileira, além de debater os novos desafios e estratégias, tornando o setor produtivo o grande protagonista das próximas transformações estruturais da cadeia, o SNDS ainda conta com uma programação diversificada com foco em marketing e liderança.

Indicar aos participantes as principais mudanças e tendências do mercado é o principal objetivo do Painel 2, intitulado de “O mercado em transformação: do campo à mesa”, no qual serão apontados os caminhos e oportunidades para uma gestão mais competitiva e alinhadas às preferências dos consumidores.

Para encerrar o evento, a ABCS preparou o Painel 3 “O líder como agente transformador” ABCS preparou o Painel 3 “O líder como agente transformador” com foco em apresentar um conjunto de aspectos essenciais para alcançar o sucesso no mundo corporativo, empreendedor, cercado por mudanças frequente.

Local

Os participantes do XVII SNDS, além do conteúdo das palestras, poderão aproveitar o belíssimo Tauá Hotel Atibaia, situado a apenas 45 km de Campinas e 59 km de São Paulo.

Um verdadeiro refúgio próximo a cidade grande, o complexo hoteleiro reúne um amplo e moderno espaço com atrações para toda a família e um centro de eventos que já se tornou referência no estado de São Paulo.

O local tem uma estrutura confortável com 340 acomodações com refeições bem elaboradas para agradar diversos paladares, além de diversas opções de lazer como academia, quadras de tênis, piscinas, cinema, boliche, trilha ecológica, arvorismo, arco e flecha.

Inscrições abertas

Restam poucas vagas para o principal evento de lideranças da suinocultura. Para garantir sua inscrição, entre em contato com a sede da ABCS em Brasília pelo telefone (61) 3030-3200 ou pelo e-mail [email protected]. Para mais informações de programação, pacotes promocionais, acesse o site:www.snds.com.br

Serviços

XVII SNDS – Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura
Data: 28 a 30 de junho
Local: Tauá Hotel Atibaia – Atibaia-SP