Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

XVIII Congresso Abraves terá exposição de mais de 150 trabalhos científicos

O grande volume de recebimento de trabalhos científicos atendeu as expectativas dos organizadores do congresso, que será de 17 a 19 de outubro 

A premiação e apresentação de trabalhos científicos será um dos pontos altos do XVIII Congresso Abraves, que vai acontecer de 17 a 19 de outubro, em Goiânia. Com o objetivo de incentivar e divulgar o desenvolvimento de pesquisas na suinocultura, o evento sempre reserva um espaço importante para debater os mais recentes trabalhos acadêmicos.

 “É um momento em que a academia e os profissionais que trabalham no dia a dia do campo se encontram para discutir desafios, oportunidades e tendências da produção, além das mais recentes pesquisas e tecnologias capazes de contribuir com o desenvolvimento da suinocultura”, defendeu a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora do comitê científico do congresso, Lívia Mendonça Pascoal.

Ela destaca o interesse do setor em expor seus trabalhos no congresso e anuncia o recebimento de 190 resumos, atendendo as expectativas da comissão organizadora. “Alguns destes recebidos foram recusados pelo comitê científico, porém teremos 12 trabalhos que serão apresentados de forma oral e mais de 140 em forma de pôsteres”, disse a pesquisadora ressaltando que serão apresentados três trabalhos de forma oral de cada área em duas salas simultâneas. Outras informações sobre o XVIII Congresso Abraves estão disponíveis no site do evento (www.abraves2017.com.br), através do telefone (62) 3241.3939 ou do e-mail [email protected].  

Trabalhos selecionados para Apresentação Oral

A apresentação oral dos trabalhos selecionados será realizada na terça-feira, dia 17 de outubro, das 18h às 19h15. Para quarta-feira, dia 18, está programada a cerimônia de premiação dos trabalhos científicos a partir das 17h30.

A apresentação oral dos trabalhos de sanidade deve ser aberta pela pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Jalusa Deon Kich, com o tema “Resistência a colistina em isolados de salmonella de casos clínicos de suínos no Brasil”. Em seguida, a pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Alais Maria Dall´Agnol vai apresentar “Investigação sorológica retrospectiva da infecção pelo Senecavirus A em granjas suinícolas brasileiras”. O terceiro trabalho na área de sanidade é do autor Lucas Avelino Rezende, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o tema “Mortalidade de matrizes suínas associadas à infecção por clostridium novyi”.

Na área de nutrição a apresentação deve começar com o trabalho “Biodisponibilidade da L–Lisina-Sulfato em comparação a L-Lisina-HCL em leitões na fase de creche”, de autoria do pesquisador da Universidade Federal de Lavras (UFL), Jorge Yair Perez Palencia. Realizado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pela pesquisadora Andreia Nobre Anciuti, o trabalho “Expressão gênica das células foliculares após inclusão de Pufa N-3 na dieta de fêmeas suínas pré-púberes” também foi selecionado. A terceira apresentação na área de nutrição é do autor Vinicius Ricardo Cambito de Paula, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com o tema “Sid Valine requirements of starting pigs is not affected by moderate levels of dietary Sid Leucine”.  

Na área de manejo, bem-estar animal e gestão serão apresentados os trabalhos “Aplicabilidade do aparelho caliper na mensuração do escore corporal de leitoas no final da gestação e ao desmame”, do pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) André Luis Mallmann, “Comportamento de matrizes suínas alimentadas com inclusão de bagaço de cana-de-açúcar na dieta”, pelo pesquisador Thony Assis Carvalho, do IF Goiano – Campus Ceres e “Medidas de bem-estar de suínos em crescimento e terminação: prevalência em granjas de sistemas cooperativos no Brasil”, pelo pesquisador da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Carlos Rodolfo Pierozan.

Na categoria Reprodução e Genética foram indicados pelo comitê científico para apresentação oral os trabalhos “Utilização de exame ultrassonográfico para detecção de anormalidades espermáticas em suínos”, da autora Aline Fernanda Lopes Paschoal, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e “Avaliação da suplementação do diluente de criopreservação com ATP em três diferentes tempos”, da pesquisadora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Andreia Nobre Anciuti referentes à reprodução. De genética, o trabalho selecionado foi da Universidade Wageningen, na Holanda, com o tema “Accuracy of transrectal ultrasonography for assessment of corpora lutea characteristics in sows and their relation with piglet birth weight”.

Serviço:
XVIII Congresso Abraves
Data: de 17 a 19 de outubro de 2017
Local: Centro de Convenções de Goiânia, GO
Site: www.abraves2017.com.br
Telefone: (62) 3241.3939
E-mail: [email protected]