Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Zootecnia de Precisão

Pesquisador apresenta estudo sobre comportamento de leitões em diferentes sistemas de aquecimento por meio da análise de imagem e identificação eletrônica.

Redação SI 14/01/2003 – No dia 21 de janeiro de 2003 será apresentada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), em Piracicaba, interior de São Paulo, a dissertação de mestrado do engenheiro agrônomo Héliton Pandorfi, que estudou a utilização de ferramentas da zootecnia de precisão na suinocultura através da  Avaliação do comportamento de leitões em diferentes sistemas de aquecimento por meio da análise de imagem e identificação eletrônica.

O trabalho, feito de janeiro a agosto de 2002 em uma propriedade de produção industrial de suínos, na cidade de  Elias Fausto-SP, notou  que a tecnologia de informação disponível atualmente poderá ser uma grande aliada no entendimento das relações de bem estar animal, rastreabilidade da produção e conseqüente otimização da produção agregando valor a mesma.

Pandorfi conclui que a utilização do animal como biosensor no sistema de produção, por meio da identificação eletrônica, análise de imagens e geoestatística aplicada, em resposta as variações do ambiente está definindo padrões de comportamento, permitindo ajustes mais precisos na unidade produtiva.

A pesquisa foi realizada junto ao Núcleo de Pesquisa em Ambiência (NUPEA) da Esalq, que oferece cursos intensivos sobre rastreabilidade na produção animal, além de especialização na área para profissionais do setor agropecuário. Maiores informações no site
http://www.ciagri.usp.br/~nupea/eventos.htm ou no e-mail [email protected]