Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos e Cursos

INFO360 - Congresso retrata a informação sob um novo olhar

A proposta do INFO está focada em estabelecer uma ralação prática, para que as pessoas sejam agentes de transformação no campo e permitam melhorar o desempenho como um todo.

INFO360 - Congresso retrata a informação sob um novo olhar

O primeiro dia do Congresso INFO360 promovido pela Agriness, em Florianópolis, tratou sobre diversos assuntos em especial a importância da informação na gestão das propriedades rurais. Para marcar o evento, foi realizado o lançamento oficial do livro “Suino.Cultura”, que retrata um novo olhar sobre a cadeia produtiva.

De acordo com o coordenador do INFO360 e Assessor de Estratégia e Inovação da Agriness, Eduardo Hoff, o livro é uma ferramenta para agregar ainda mais conhecimento. “A Agriness percebe que na suinocultura se tem uma necessidade de reflexões maiores na parte de gestão de uma forma mais profunda. Então a Suino.Cultura junta o nosso propósito em estabelecer uma relação de profundo conhecimento sobre suinocultura, tecnologia e informação, que está disponível no mercado e que temos que utilizar na parte de gestão, que é a parte que chamamos de cultura. Ou seja, criar uma gestão de cultura no mercado para que seja possível aproveitar melhor a capacidade dos produtores. Conhecemos a realidade do campo, sabemos que temos um material humano muito bom, material genético bom, sanidade e nutrição boa. Temos que aprender a melhor otimizar estes recursos para conseguir aproveitar melhor esta capacidade. Então o Suino.Cultura trata de toda esta atmosfera e acreditamos que será uma ferramenta interessante para produtores, extensionistas, sanitaristas e todas as pessoas envolvidas no mercado para se voltar a esta questão”, aponta.

Outro momento importante do primeiro dia do evento, que prossegue até esta quinta-feira, dia 25, foi marcado pelo conceito de como aproveitar melhor os recursos através da informação. “O INFO360 é outro braço desta iniciativa da Agriness que foca em criar um espaço onde se possa justamente trocar e debater informações, o que nós temos e não temos na mão, num aspecto bem prático. A ideia é discutir aqui para posterior replicar isso no campo, ou seja, na granja, ou com seus clientes para o mercado em geral. A proposta do INFO está focada em estabelecer uma ralação prática, para que as pessoas sejam agentes de transformação no campo e permitam melhorar o desempenho como um todo”, descreve.

Inserido na primeira edição do Congresso da Agriness, foi realizado, no primeiro dia do evento, a premiação “Melhores da Suinocultura Agriness”, que há sete anos vem sendo considerado um sucesso. “Em 2007 o nosso desejo dos “Melhores” era justamente estabelecer uma relação positiva na vontade de ser melhor, que tem haver com a vaidade, mas muito mais com a questão de crescer. A ideia do “Melhores na Suinocultura” é através de uma competição saudável, promover uma melhoria contínua. A nossa ideia é que os produtores consigam ter um referencial real de produção e olhar para a sua granja e dizer “eu estou aquém ou além destas referências”, e premiar produtores é premiar diretamente quem realmente faz a produção. Esse produtor tem que ser valorizado, por isso o leitão de ouro é o nosso óscar da suinocultura. Aprendemos com estas pessoas “como se faz” e por isso elas são à base do livro Suino.Cultura. Toda esta atmosfera de trabalhar a suinocultura, trabalhar as informações e criar uma cultura dentro das granjas de próatividade, de equipe, motivação, uso da informação, para melhorar as suas marcas é o nosso desejo”, aponta.

Para Hoff, a informação é a palavra chave para o desenvolvimento do setor. “Estamos bem abastecidos na parte de técnica, manejo, sanidade e nutrição. Essa pauta de justamente trazer o produtor para cá e discutir o que podemos ajudar neste contexto para que ele seja mais eficiente, é um diferencial para melhorar a atividade”, revela.