Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Situação da lavoura de milho

O panorama para o milho safrinha é animador no Paraná. A produção do estado pode aumentar até 13%.

Redação (13/4/2009) – O trigo não é a maior das esperanças do seu Renato Krazt. Para não deixar a terra descoberta, ele plantou 10 hectares, bem mais do que no ano passado. “Eu reduzi em 70% a área. O ano passado o preço não colaborou e quando eu estava quase fechando o ciclo veio o granizo e tirou toda a expectativa da safra neste ano”, diz ele.

Segundo a Conab, a produção de trigo deve cair 18% no Paraná, já o panorama para a safrinha de milho é bem mais animador. Seu Elci Dalgalo semeou no mês de fevereiro e espera que o clima ajude. Para os agricultores, tempo bom agora é sinônimo de chuva. Há dias as lavouras estão debaixo de sol forte, precisando de água. Mesmo quando aparecessem nuvens no céu dá para se animar.

Se tudo correr bem, a produção no Estado deverá ter aumento de 13% em relação a safrinha passada. Seu Elci caprichou no manejo, teve trabalho para se livrar da lagarta, da ferrugem e do pulgão que atacaram as plantas. Agora, os pés estão grandes, prontos para darem espigas pesadas. “Por enquanto acho que está dando pra recuperar a desgraça do ano passado”, diz ele.

Mato Grosso

O agricultor Leonildo Barei plantou 200 hectares de milho safrinha em Sinop, norte de Mato Grosso. A área é a mesma do ano passado, mas seu Leonildo conta que reduziu a adubação pela metade para diminuir os custos, o que deve impactar na produtividade. “Vários anos a gente plantou com boas adubação então neste ano tem a soja e o milho e a gente vem reduzindo senão a gente não consegue produzir. O custo fica mais caro do que o benefício”, diz ele.

Mato Grosso deve produzir 6,169 milhões de milho safrinha, uma queda de 12% em relação a 2008. Muitos agricultores em Mato Grosso investiram menos em tecnologia, mesmo assim estão satisfeitos com a lavoura. O clima foi generoso neste ano e o milho apresenta um bom desenvolvimento.

O agricultor Jaime Farinon espera colher uma média de 60 sacas por hectare. Daqui a dois meses ele quer ver os silos cheios. Já comercializou 30% da produção. O seu Jaime fez um contrato de opção com o governo a 15 reais a saca para receber em setembro.

“Baixando o preço vai sobrar para o produtor 14 reais em vez de sobrar os 15. Aí temos mais a parte da armazenagem que dá mais um 1 real por saca, vamos para 13. Ai mais o frete, vai sobrar 12 reais para o produtor por saca de milho, então eu acho que em si, com a crise mundial que está todo mundo falando, nós estamos tendo um pouco de privilégio do governo, um resultado mais ou menos bom ainda”, diz o agricultor.

O IBGE também divulgou a sua previsão para a safra de 2009: 0,88% maior do que na última estimativa.