Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

70 anos

<p>A Cooperativa Sananduva, dona da marca Majestade, completa agora em abril 70 anos de atividades no segmento de carnes e derivados.</p>

Redação SI 14/04/2005 – Desde a sua fundação em 15 de abril de 1935, a Cooperativa Regional Sananduva de Carnes e Derivados Ltda. vem cumprindo uma missão muito importante na comunidade do município gaúcho de Sananduva e região. O primeiro nome da Cooperativa foi Cooperativa União Colonial de produtos Suínos, no ano de 1944 o nome foi alterado para Cooperativa Sananduvense de Produtos Suínos e, finalmente, em 13 de outubro de 1968 a denominação da cooperativa adotada é a que persiste até os dias atuais.

A marca adotada pela cooperativa para seus produtos é a Majestade. Os produtos industrializados pela cooperativa conquistaram muitos apreciadores no Brasil todo, que somados consolidam no mercado nacional os produtos da cooperativa, permitindo que cada associado ou cada funcionário e aos sananduvenses ou habitantes da região, sintam orgulho em fazer parte da cooperativa, ou simplesmente residir na região de berço de uma empresa que neste ano completa 70 anos de fundação.

A Cooperativa Regional Sananduva enquadra-se perfeitamente como agroindústria cooperativa, pois adquire a matéria-prima de sua indústria, que são os suínos, integralmente de seus associados, cuja produção atualmente é toda exercida dentro do sistema integrado em três modalidades de produção: produtores de leitões ou UPLs, Ciclo Completo e Terminadores, ou sistema de Parceria. Hoje, participam do processo de produção dos suínos 450 produtores distribuídos em 17 municípios, mantendo em produção 6.500 matrizes suínas, encarregadas da geração dos animais para abastecimento do frigorífico da cooperativa. Com a transformação dos suínos, a cooperativa elabora mais de 100 produtos que atendem aos mais diferentes consumidores nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

O berço da produção primária da cooperativa é uma região de mini e pequenas propriedades, com relevo acidentado e mão-de-obra familiar com grande tradição na atividade. Essas características são ideais para a consolidação da suinocultura na região, constituindo-se em uma atividade criadora de oportunidades de trabalho, mantenedora de pessoas no campo, transformadora dos alimentos da propriedade em carne de grande qualidade e fornecedora da matéria prima para a indústria que amplia a geração de postos de trabalho, de tributos e impostos com a agregação de valor nos produtos.

Mudanças e investimentos

Nos 70 anos de existência, a cooperativa não apresentou um crescimento vertiginoso em seus negócios e na sua indústria, no entanto, todos os passos desenvolvidos foram cercados de grande segurança. No setor agroindustrial de suínos, somam-se muitos casos de insolvência nesses últimos 70 anos, no entanto a Cooperativa Regional Sananduva de Carnes e Derivados continua modestamente desenvolvendo seu grande projeto econômico e social para a região. No entanto, mudanças administrativas recentes preparam um crescimento maior para a entidade cooperativa. Está em andamento um projeto administrativo onde estão previstas atividades para duplicar o abate de suínos, que atualmente é de 500 unidades diárias, num prazo estimado de cinco anos. Desta forma, será possível aumentar o leque de oportunidades, tanto no setor produtivo, quando no industrial.

Entendemos que toda empresa que completa 70 anos de existência coleciona uma infindável sucessão de fatos e acontecimentos, passagens agradáveis e de grande dificuldade, mas em todas elas sempre fica um ensinamento. Da junção de uma quantidade grande de ensinamentos é que vem a experiência. A experiência aplicada com responsabilidade e bom senso traduz-se em sucesso e o sucesso é o sonho de cada pessoa ou entidade.