Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

73 milhões de aves foram abatidas nos primeiros cinco meses de 2023 no MS

Crescimento reflete o compromisso do estado em criar barreiras sanitárias para evitar a entrada da gripe aviária, além de fiscalizar rigorosamente as propriedades e expandir a capacidade de abate

27.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net
27.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net

Mesmo com a ameaça da gripe aviária, a avicultura de Mato Grosso do Sul continua a mostrar seu vigor. Nos primeiros cinco meses deste ano, a avicultura do estado representou 3,77% da receita total das exportações brasileiras de carne de frango, totalizando US$ 4,1 bilhões, e conquistou a 7ª posição no ranking nacional. O setor registrou um aumento de 3,84% na movimentação de animais destinados ao abate em comparação com o mesmo período do ano anterior, indicando um crescimento sólido no estado.

Durante os primeiros cinco meses de 2023, aproximadamente 73 milhões de aves foram abatidas, mantendo-se em níveis semelhantes aos de 2022, quando mais de 70 milhões de animais foram abatidos. Em comparação com os últimos seis anos (2017 a 2023), houve um acréscimo notável de 16,13%.

Esse crescimento reflete o compromisso do estado em criar barreiras sanitárias para evitar a entrada da gripe aviária, além de fiscalizar rigorosamente as propriedades e expandir a capacidade de abate. O Governo do Estado também tem incentivado ainda mais a produtividade por meio do programa “Frango Vida”, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Atualmente, o programa conta com 249 estabelecimentos cadastrados, e só neste ano, mais de R$ 15,5 milhões em incentivos foram concedidos aos produtores de aves.

Jaime Verruck, Secretário de Estado, destacou que o programa busca impulsionar a atividade, gerando mais empregos e fomentando o desenvolvimento.

Durante o Encontro Técnico de Avicultura, realizado durante a Exposidro em Sidrolândia, Rubens Flávio Mello Correa, gestor de avicultura da Semadesc, apresentou os benefícios do programa Frango Vida a cerca de 200 participantes. O programa, criado em 2022, tem como objetivo apoiar a expansão e modernização da avicultura de corte, garantir a saúde do rebanho, a biossegurança nas instalações avícolas e a conformidade ambiental, sanitária, trabalhista e das boas práticas de produção.

“O programa premia os avicultores que cumprem todos os critérios com 32% de incentivo no ICMS, acrescido de 1,5% a cada critério complementar cumprido, totalizando 18%. Quando todos os critérios obrigatórios e complementares são cumpridos, o incentivo chega a 50% do ICMS”, explicou Rubens Flávio Mello Correa.