Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima

98 municípios no Rio Grande do Sul estão em situação de emergência devido a estiagem

O reconhecimento estadual da situação de emergência possibilita também que os produtores rurais acionem o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro)

98 municípios no Rio Grande do Sul estão em situação de emergência devido a estiagem

O Rio Grande do Sul tem 98 municípios em situação de emergência por causa da estiagem desde dezembro de 2022, segundo dados mais recentes da Defesa Civil do Estado. O número vem crescendo, ante as 76 cidades que haviam decretado situação de emergência até sexta-feira (13).

Do total, 35 tiveram a situação de emergência homologada pelo governo do Estado e outras 22 foram reconhecidas pela União. O reconhecimento da situação pelo Estado permite aos municípios receberem ajuda humanitária, enquanto que com a chancela da União as prefeituras podem receber recursos para enfrentar a seca.

O reconhecimento estadual da situação de emergência possibilita também que os produtores rurais acionem o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Na safra passada, ciclo 2021/22, 426 municípios gaúchos decretaram situação de emergência, enquanto 417 obtiveram reconhecimento da situação de emergência pela União.