Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comercio internacional

Exportações de carne suína dos EUA caem

No primeiro bimestre do ano, um caso específico é o do México, país que manteve tendência de queda nas importações de carne suína dos Estados Unidos, apresentando contrações em volume e valor.

Exportações de carne suína dos EUA caem

Durante os dois primeiros meses de 2021, as exportações de carne suína dos EUA continuaram com tendência de queda, caindo 11% em volume (487.896 toneladas) em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo dados da United States Meat Export Federation (USMEF, por sua sigla em inglês), o valor também teve um comportamento negativo da ordem de 13%, gerando receita de 1,2 bilhão de dólares.

Segundo a USMEF, especificamente em fevereiro, a comercialização de carne suína nos Estados Unidos foi 12% menor que a do mesmo mês de 2020, enviando 239.240 toneladas no valor de 629,4 milhões de dólares, 13% a menos.

MÉXICO CONTINUA A MOSTRAR MENOS DEPENDÊNCIA DAS IMPORTAÇÕES DOS ESTADOS UNIDOS

Nestes dois meses, o México continuou a diminuir sua dependência da carne suína do país norte-americano , suas importações totalizaram 120.838 toneladas, o que reflete uma contração de 9%.

Para o valor destas compras realizadas pelo nosso país, a queda registada foi de 14%, resultando num volume de negócios de 214,8 milhões de dólares.

O Japão, outro destino importante dos Estados Unidos, também apresentou quedas nas importações dessa proteína animal, com redução de 4% tanto em volume quanto em faturamento , resultando em 64.082 toneladas, avaliadas em 266,7 milhões de dólares.

Apesar desses números, a USMEF expressou que mantém a expectativa de que, até o final do ano, os embarques internacionais de carne suína sejam ligeiramente superiores aos registrados em 2020.