Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Colômbia quer evitar a presença de granjas de suínos na área urbana

O ICA  vem realizando treinamentos com produtores para explicar as condições sanitárias que devem ser observadas nos incubatórios e quais são

Colômbia quer evitar a presença de granjas de suínos na área urbana

Em razão de julgamento proferido pela 28 Procuradoria-Geral da Justiça II Ambiental e Agrária de Pereira, por meio da qual são estipuladas exigências ao município de Santa Rosa de Cabal pelos riscos ambientais e à saúde pública gerados pela existência de granjas de suínos na área Urban, funcionários do ICA, Porkcolombia e da Direção Técnica de Saúde Pública de Risaralda, reuniram-se para elaborar um plano de trabalho com o objetivo de evitar danos à saúde dos habitantes e dos animais.
 
Essa decisão foi cumprida em 2017, e desde então o ICA, exercendo sua função de autoridade sanitária, vem realizando treinamentos com os produtores do município para explicar as condições sanitárias que devem ser observadas nos incubatórios e quais são. os procedimentos para obtenção de registros, alvarás, autorizações sanitárias e de segurança e guias sanitários para mobilização de animais.
 
Entre as estratégias propostas no encontro, foi destacada a necessidade de falar com os proprietários dos incubatórios e explicar os motivos pelos quais eles não deveriam estar em áreas urbanas e os danos ambientais e à saúde pública que trazem para a comunidade. Da mesma forma, será realizado um censo dos animais e pessoas que possuem essas fazendas, a fim de envolvê-los nos planos de governo local, que lhes permitam ter acesso a apoios para a formação de microempresas ou estudos e treinamento.
 
Os principais efeitos causados ??por esses incubatórios são os seguintes:
 

  • Aparecimento de insetos vetores de doenças transmissíveis ao homem e outras espécies animais.
  • Odores ofensivos causados ??por manuseio incorreto.
  • Contaminação de mananciais devido ao descarte inadequado de resíduos sólidos.
    Descargas não autorizadas no sistema de esgoto municipal.
  • Riscos de abate clandestino e comercialização de carne para consumo humano sem cumprimento de medidas sanitárias, de mobilização e segurança.

Ressalta-se que todas as partes envolvidas no julgamento, em suas respectivas áreas e funções, devem desenvolver um plano de treinamento e informação para a comunidade Santa Rosa de Cabal. O ICA, respeitando a sua atividade missionária, continuará a exercer as atividades de fiscalização, vigilância e controle na produção primária de animais para a produção de carne para consumo humano, com a edição de diversos atos administrativos que regulamentam as condições sanitárias e de segurança.

Da mesma forma, serão realizadas ações de acompanhamento e acompanhamento ao setor produtivo primário e às entidades envolvidas na sentença.