Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Consumo

Qual é a carne mais consumida na América Latina?

Crise da cadeia de suprimentos levou à escassez e ao aumento dos preços

Qual é a carne mais consumida na América Latina?

A crise na cadeia de abastecimento afetou vários setores e produtos em todo o mundo, incluindo alimentos e, especificamente, carne.

Com origem nas restrições econômicas da pandemia covid-19, a crise da cadeia de suprimentos levou à escassez e ao aumento dos preços.

Apesar dessa situação, a carne continua sendo bastante consumida em várias regiões, inclusive na América Latina.

No caso da Argentina, o consumo per capita indica que as pessoas comem pouco porco em comparação com o consumo de carne bovina e de frango.

Por outro lado, o Chile come muita carne de todos os tipos, exceto ovelha. Em geral, os sete países mencionados comem ovelhinhas (o que mais come essa carne é o Peru, com uma estimativa de 1 quilo por pessoa).

Na Colômbia, México, Brasil e Peru comem muitos pássaros. A diferença é abismal com os outros tipos de carne. Só no caso do Peru, é mais de 46 kg por pessoa, em comparação com 4 kg de carne bovina e 4 kg de porco (ambos per capita).

Dos sete países latinos, o Paraguai é o único que consome mais carne suína do que bovina, avícola e ovina: estima-se que cada pessoa coma mais de 21 kg de carne suína; a segunda é a carne bovina, com 12 kg per capita.