Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

América Latina

México se destaca mundialmente como produtor de proteína animal

Uma boa nutrição contribui para a segurança alimentar e as exportações dos produtores nacionais

México se destaca mundialmente como produtor de proteína animal

A boa nutrição do setor pecuário é fundamental para garantir a segurança alimentar, o fornecimento de proteína animal para consumo interno e para que os pecuaristas tenham acesso em condições de elevada concorrência nos mercados internacionais, destacou o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Nesse sentido, o diretor-chefe do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica), Francisco Javier Trujillo Arriaga, destacou a importância do Conselho Nacional de Fabricantes de Alimentos Balanceados e Nutrição Animal (Conafab) para o produção de alimentos saudáveis no México.

Em uma reunião com os membros deste órgão, ele reconheceu o trabalho do Conselho para desenvolver alimentos saudáveis, seguros e de alta qualidade, e os convidou a trabalhar, como fazem há mais de 10 anos, de acordo com os Padrões Oficiais do México .

Ele comentou que a Conafab, que reúne empresas do setor de ração animal, ajuda a posicionar o México em sétimo lugar mundial na produção de proteína animal, ao lado do setor agrícola mexicano, que lhe fornece a maior parte de seus insumos.

Indicou que a agência conta com a confiança da Agricultura e a experiência para continuar a liderar o seu setor, e ofereceu o apoio dos técnicos do Senasica para modernizar o trabalho regulatório e fortalecer ainda mais a indústria agroalimentar.

O presidente da Conafab, Jorge Martínez Carrillo, se comprometeu a dar continuidade à linha que tem permitido ao México ser o sexto produtor mundial de rações balanceadas para animais, com mais de 34,8 toneladas anuais, o que o torna uma peça fundamental no desenvolvimento econômico e social da o país.

Temos demonstrado compromisso com a inovação, qualidade e conversão e apoiamos o setor agrícola nacional com a compra anual – à vista – de mais de 22 milhões de toneladas de grãos forrageiros, o que traz liquidez ao setor agroalimentar nacional, destacou. .

O ex-presidente da Conafab, Luis Lauro González Alanís, disse que a agência construiu pontes de entendimento com o governo para dar certeza às compras das safras nacionais de milho amarelo e sorgo, principalmente.

Ele destacou que a Conafab compartilha da necessidade e urgência de apoiar os pequenos produtores e também de fortalecer os médios e grandes produtores para contribuir com a meta de alcançar a autossuficiência alimentar no México.

Ele indicou que o Senasica é preponderante para o Conselho, já que é uma das instituições que mais o apoia em seu dia a dia, entre eles, a gestão de importação e exportação dos insumos exigidos pela indústria.

O presidente da União Nacional dos Avicultores (UNA), Juan Manuel Gutiérrez, indicou que a pecuária mexicana desempenha um importante papel econômico e social, já que contribui com 11,6% do emprego de todo o setor agrícola e pesqueiro do país.

Ele destacou que a produção anual da pecuária é de 12 milhões de litros de leite bovino e caprino, 1,6 de porco, 2,1 de carne bovina, caprina e ovina e 6,3 milhões de proteína avícola, o que contribui com mais de 461 bilhões de pesos anuais para a economia mexicana.

Ele frisou que a pecuária está presente em áreas marginalizadas, onde poucas indústrias o fazem, o que gera raízes e empregos para a população local.

547 fábricas que produzem ração balanceada para animais operam no México. Do total da produção, 48,9% vão para a avicultura; 15,9 por cento, suinocultura; 11,1 por cento, gado e 15,7 por cento, o setor de laticínios. Nos últimos cinco anos, a produção comercial de rações para animais de estimação cresceu de 860 mil toneladas para 1,1 milhão.