Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSA

O controle da peste suína africana na China continua difícil

"A situação de controle e prevenção continua complicada e a tarefa continua difícil", disse Xin Guochang, representante do departamento de pecuária do Ministério de Agricultura e Assuntos Rurais da China

O controle da peste suína africana na China continua difícil

Pequim está reconstruindo seu rebanho suíno depois que o vírus, detectado pela primeira vez na China em 2018, reduziu drasticamente a produção de suínos no principal mercado mundial.

Fontes da indústria disseram que novos surtos ocorreram no norte e nordeste da China no início deste ano. Novos surtos também foram detectados na província de Sichuan, no sudoeste, informou a Reuters.

“A situação de controle e prevenção continua complicada e a tarefa continua difícil”, disse Xin Guochang, representante do departamento de pecuária do Ministério de Agricultura e Assuntos Rurais da China.

O risco de novos surtos persiste mesmo quando a situação geral da doença é estável, disse Xin a repórteres.

O rebanho chinês de 439 milhões de porcos no final de junho era de 99,4% do nível do final de 2017, com um rebanho de 45,64 milhões de porcas, 102% do nível do final de 2017, disse Zeng Yande, chefe de desenvolvimento e planejamento sob o ministério.

A recuperação na produção de suínos levou ao aumento do uso de milho, o principal ingrediente da ração, e elevou os preços dos grãos, disse Song Danyang, outro membro do Ministério da Agricultura, na mesma entrevista coletiva.

O fornecimento de milho está garantido e os preços provavelmente permanecerão altos e se estabilizarão antes da nova colheita no outono, com o aumento da chegada de milho, sorgo e cevada importados, disse Song.

Os produtores de rações também se voltaram para o trigo mais barato para substituir o milho na produção de rações.

O uso de ração para trigo na China deve permanecer relativamente alto, já que o grão mantém uma vantagem de preço sobre o milho, acrescentou Song.

Os preços do trigo na província central de Henan, uma das principais produtoras do grão, ficaram em 2.520 yuans (US $ 388,57) por tonelada na segunda-feira, superando o preço do milho em 2.910 yuans.

(US $ 1 = 6,4854 yuan renminbi chinês)