Fonte CEPEA

Ver cotações

Mercado Externo

Futuro das exportações argentinas está no Sudeste Asiático

Economista argumentou que é a região do mundo que está aumentando o poder de compra e na qual há uma demanda crescente por produtos suínos.<br />

Futuro das exportações argentinas está no Sudeste Asiático

O assessor econômico da FAA, Carlos Seggiaro e Guillermo Cáceres , gerente técnico comercial da divisão de suínos da Provimi Cargill Animal Nutrition , falaram sobre os temas mais destacados da suinocultura. Este foi o primeiro encontro de um ciclo de webinars organizado pela Provimi Cargill Animal Nutrition para profissionais e produtores do setor para este ano de 2021. Na ocasião, o renomado economista Carlos Seggiaro fez uma análise dos fatores de incerteza – não apenas econômicos – que afetam o negócio de suínos.

Guillermo Cáceres, Gerente da Divisão de Suínos da Provimi Cargill, atuou como moderador da reunião. Nas suas palavras de boas-vindas, assegurou que os encontros virtuais realizados em 2020 foram um sucesso e que se pretende dar continuidade ao longo de 2021. “Começámos o ano passado com esta série de ciclos; Tivemos três eventos de muito sucesso, nos quais fomos capazes de abordar diferentes aspectos do problema da produção de suínos. Pudemos abordar diversos temas com alguns convidados especiais que falaram sobre as particularidades do negócio, inovação, tecnologia, produção de suínos e também como a Provimi Argentina entende este conceito e tenta trazê-lo para a paleta de seus produtos e serviços para a empresa. clientes.

O Assessor Econômico do Comitê Executivo Nacional da Federação Agrária Argentina, Carlos Seggiaro, iniciou sua apresentação explicando o contexto da economia internacional, em que o Sudoeste Asiático como um todo representa o crescimento da economia mundial. “No ano passado, a economia mundial entrou em colapso. A economia chinesa em 2020 – apesar de ter sido o país onde começou o COVID-19 – desacelerou, mas continuou a operar em terreno positivo e continuou a crescer. Para este ano a economia mundial está em processo de recuperação e em algum momento sairá da crise que gerou a pandemia. Mas quando voltarmos para 2022 para ver o que aconteceu, descobriremos que no sudoeste da Ásia como um todo – não apenas na China – haverá progresso no quadro internacional.

Seggiaro considerou que o futuro das exportações de carne bovina e de qualquer produto de proteína animal da Argentina para o mundo deve ser orientado basicamente para o Sudoeste Asiático, pois é a região do mundo que está aumentando o poder de compra e onde há uma demanda crescente por esses produtos. . “Quando terminarmos este processo de crise vamos encontrar um fato real e que é que o Sudoeste Asiático é a região mais dinâmica e competitiva do mundo. Metade do planeta mora lá e é aí que a demanda por proteína animal está se fortalecendo. São dados substanciais, porque nos mostram onde devemos olhar a partir da Argentina, em termos de projeções de negócios ”.

Explicou que as medidas do governo argentino em matéria de salários, controle de preços, controle das quantidades de consumo, faltas parciais, podem estar distorcendo a produção e a eficiência do setor suíno. “O curta-metragem desses meses me preocupa com a estratégia antiinflacionária do governo argentino, por seu desejo de gerar mais controles e regulamentações. Em muitos setores de proteína animal, os aumentos de preço que vimos nos últimos meses não foram compensados ??por aumentos de custos. Os custos em geral aumentaram mais do que os preços, principalmente nos produtos que integram a cesta básica. Nos próximos meses, tenho uma leitura preocupante sobre a margem de lucro de todos os alimentos de proteína animal

O economista garantiu que a médio e longo prazo podem estar falando em melhorar o investimento e a eficiência necessários para assumir o papel de exportador.