Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

América Latina

Governo cubano quer aumentar a produção de carne suína graças a uma aliança com o México

A meta inicial é produzir anualmente cerca de três mil toneladas de carne suína viva

Governo cubano quer aumentar a produção de carne suína graças a uma aliança com o México

O preço da carne suína em Cuba ultrapassa 200 pesos por libra (libra = 0,453592 kg), e a escassez de alimentos tem sido notável nos últimos meses. Agora, o governo cubano busca aumentar a produção de carne suína no país e, para isso, fez parceria com o México por meio de uma joint venture.

Dagame SA, é o nome da nova entidade binacional que foi criada esta segunda-feira e cujo objetivo essencial será a criação e engorda de suínos, segundo a ACN .

Ambos os países terão capital em partes iguais, entre a empresa Maquinarias y Estructuras Agrícolas SA, do México, e a fazenda La Emelina localizada no município de Artemiseño de Alquízar.

A meta inicial é produzir anualmente cerca de três mil toneladas de carne suína viva. Estas produções serão inicialmente destinadas ao Ministério da Indústria Alimentar, vendas através do comércio electrónico, sector do turismo e Zona Especial de Desenvolvimento Mariel. Como esperado, dada a notável escassez de alimentos em Cuba, incluindo aqueles destinados à pecuária, será o lado mexicano que oferecerá a ração.

O preço da carne de porco em Cuba

A carne de porco é, por tradição, a mais consumida no país. No entanto, nos últimos tempos tem até faltado na mesa de Natal devido aos seus preços proibitivos .

Em vários territórios do país, um quilo de carne está perto de 250 pesos o quilo, um número realmente escandaloso quando comparado ao de 2 anos atrás. Mas, sobretudo, excessivo para a grande maioria dos cubanos.

Hoje o país não tem ração. E as mais altas autoridades governamentais negaram qualquer possibilidade de comprar este alimento no mercado internacional nas condições atuais. Em vez disso, eles pediram o aumento da produção agrícola doméstica. No entanto, segundo os produtores, de forma alguma será possível atender toda a demanda nacional apenas com o plantio de ração animal.

Embora muitos pecuaristas tenham interesse em importar ração diretamente do exterior, sem intermediários que aumentem seu preço, o governo não permite. Este ano, Cuba espera produzir apenas 13% do que foi obtido em 2017, o melhor ano para a suinocultura cubana. Naquela época, foram produzidas 200 mil toneladas, enquanto os planos para 2022 falam de apenas 26 mil toneladas.