Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Relatório sobre suínos de 1º de março do USDA traz otimismo, mas não surpresa

Por Jim Long, President-CEO, Genesus Inc.

Relatório sobre suínos de 1º de março do USDA traz otimismo, mas não surpresa

O US Pig Report de 1º de março indica menos porcos reprodutores e porcos comerciais.

Nossas observações:

fgsd

O rebanho reprodutor dos EUA atingiu o pico de 6,4 milhões em estoque em 1º de dezembro de 2019. Desde então, o relatório do USDA indica um declínio de 256.000 (-4%). Nos últimos três meses houve queda de 61 mil. Estimamos que uma redução de 256.000 levará ao mercado mais de cinco milhões de produção anual de suínos (100.000 por semana).

c

Menos porcos, com certeza. Esperamos que o relatório continue a tendência de exagerar os estoques. Na semana passada, os EUA abateram 8,2% menos suínos do que na mesma semana do ano passado. No ano passado, havia 2,7 milhões de suínos; na semana passada, eram 2,5 milhões. A menos que você tenha decidido começar a mantê-los como animais de estimação com o preço mais alto desde outubro de 2014, há uma grande chance de que haja significativamente menos porcos do que o relatório de 1º de março indica. No acumulado do ano, o abate caiu 4,7%.

Estamos agora comercializando porcos que foram criados na primeira parte de maio do ano passado. 115 dias de gestação mais 180-200 dias de comercialização = 295-315 dias. Todos nós podemos lembrar que era um caos com plantas presas, preços de suínos despencando, histórias de porcas abortadas, porcos abatidos, etc. É de se admirar que haja menos porcos no mercado? Se você ler este comentário regularmente, saberá que temos escrito continuamente sobre nossa expectativa de menos porcos chegando em um grau muito maior do que os economistas-galinhas sugeriram. Alguns deles ainda previam mais porcos em 2021 do que em 2020 na semana passada. É o que acontece quando você não tem porcos e nunca os teve; Você não entende a rapidez com que o dinheiro estava desaparecendo.

Estamos agora vendendo suínos criados em maio de 2020. A partir de maio, o rebanho de porcas diminuiu e fomos atingidos por PRRS e PED a um nível acima do normal. O rebanho de fêmeas continuou diminuindo no último trimestre. A demanda por carne suína parece forte. Se as exportações permanecerem nos níveis atuais, continuaremos em 40.000 toneladas por semana e tivermos menos produção de carne suína, continuaremos vendo preços de carne suína cada vez mais fortes.

Esperamos que o mercado seja impulsionado pelos cortes de suínos. Na sexta-feira passada, eles fecharam em $ 107,53. US dls. Muitos meses futuros de suínos magros estabeleceram níveis recordes na semana passada. Com os meses de abril a agosto, mais de US $ 1 dólar.

Acreditamos que os futuros de outono estão subvalorizados em relação ao mercado de carne suína na época. Por quê?

  • O rebanho reprodutor continuou a diminuir. Menos porcas equivalem a menos porcos
  • A segunda onda de ASF da China levará à continuação das grandes importações de carne suína; outros países importadores manterão sua demanda
  • A recuperação da economia dos Estados Unidos está ajudando a demanda agora e o fará até o outono.
  • Todos os suínos que entram no mercado em 2021 são criados, não há como aumentar a produção até 2022
  • Os altos preços dos grãos e o aumento dos custos de construção prejudicarão muitos planos de expansão.

Retomar
 

O relatório de 1º de março foi otimista. Não nos surpreendemos com os números, mas acreditamos que tanto o rebanho reprodutor quanto o estoque do mercado são exagerados. Nos próximos meses, esperamos que os preços da carne suína atinjam ou superem os níveis de 2014. Os produtores estão animados. Muitos se endividaram o suficiente para continuar. Alguns dos desafortunados tomaram posições no mercado alimentados pelas previsões errôneas dos economistas do frango que os levarão a não se aproximar do benefício em dinheiro da nova realidade de preços de mercado.

É a vez dos produtores ganharem algum dinheiro. Está aqui e é real. Para todos vocês que lutaram no inferno de 2020, nós entendemos, nós também vivemos. Exigiu capital e coragem. Não havia alternativa. Os preços de hoje nos tornam muito mais inteligentes do que éramos em junho de 2020.

Duas citações de um verdadeiro líder:

 

“Nunca, nunca, nunca, nunca desista.”
“Se você está atravessando o inferno, continue.”
– Winston Churchill –