Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Peru fortalece vigilância para reduzir contaminação de alimentos por pragas e doenças

Trabalho será reforçado com a implementação de um laboratório onde serão analisadas amostras para os produtos alimentares selecionados.

Peru fortalece vigilância para reduzir contaminação de alimentos por pragas e doenças

O Ministério da Agricultura e Irrigação do Peru (Minagri), por meio do Serviço Nacional de Saúde Agrário (Senasa), assinou um acordo de cooperação com a Empresa Municipal de Mercados SA (EMMSA) para fortalecer o controle, a certificação sanitária e fitossanitária, bem como vigilância sanitária da segurança de alimentos e rações agrícolas primárias no Grande Mercado Municipal de Lima, localizado em Santa Anita.

Essa iniciativa também visa evitar a disseminação de pragas de importância econômica, como a mosca da fruta e a disseminação de doenças e, assim, fornecer aos consumidores alimentos agrícolas saudáveis ??e seguros.

Com este contrato, válido por três anos, o cumprimento das normas vigentes em saúde agrícola, qualidade dos insumos, produção orgânica e segurança alimentar será verificado e supervisionado; Além disso, a Política Nacional de Segurança Alimentar será implementada e disseminada no Grande Mercado Municipal de Lima.

Este trabalho será reforçado com a implementação de um laboratório onde serão analisadas amostras para os produtos alimentares selecionados.

A Senasa também treinará comerciantes e usuários do Mercado Atacadista de Grande Lima e da Empresa Municipal de Mercados SA em conformidade com os regulamentos legais em vigor sobre saúde agrícola e segurança agro-alimentar.

Para realizar as ações, a EMMSA fornecerá ao SENASA áreas adequadas para a realização de inspeções, certificações sanitárias e fitossanitárias, análise de amostras de laboratório e módulos para gerenciamento de procedimentos administrativos e atendimento a seus usuários.