Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Todos os suínos em Cuba serão imunizados contra a peste suína clássica

A PSC é uma doença causada por um vírus infeccioso viral típico da espécie suína, que afeta porcos domésticos e selvagens, e está disseminado em todo o mundo.

Todos os suínos em Cuba serão imunizados contra a peste suína clássica

Até o final deste ano, espera-se conseguir a produção das doses necessárias da vacina Porvac para imunizar toda a massa suína de Cuba contra a peste suína clássica e iniciar as exportações do medicamento.

O doutor em Ciências Mario Pablo Estrada García, diretor de Pesquisa Agropecuária do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), disse que o medicamento, produzido na sede da instituição científica na província de Camagüey, combate a peste suína clássica (PPC) , a principal ameaça aos suínos no território, e comentou que até o momento cerca de 15 por cento desses animais foram vacinados no país.

A inoculação tem sido possível em centros genéticos, multiplicadores e de doadores saudáveis ??de pulmão, frisou a pesquisadora, acrescentando que a droga também está sendo registrada, em sua fase final, no Vietnã e na Coréia do Sul, e também há muito interesse na produto no Japão e na China.

Incorporado à tabela básica dos medicamentos veterinários em 2017, o “Porvac” por sua vez implica na diminuição das perdas por abate sanitário e mortalidade de filhotes e pré-engorda, inibe a transmissão do vírus de mãe para filho e favorece alta imunidade em a manada.

Em cerca de 10 milhões de doses, a demanda nacional é concebida para contribuir com a erradicação da doença, a partir de uma vacinação massiva de animais, como disse recentemente ao ACN Nemecio González Fernández, diretor do CIGB na região de Camagüey.

O LCR é uma doença causada por um vírus infeccioso típico da espécie suína, que atinge porcos domésticos e selvagens, e está disseminado em todo o mundo.

É transmitido de mães para seus filhos e por contato direto de porcos saudáveis ??com pacientes ou portadores, com sintomas como febre, anorexia, letargia, sangramento, cianose, conjuntivite, constipação temporária seguida de diarreia, vômitos ocasionais, dispneia, tosse, ataxia , convulsões, prostração, apetite irregular, retardo de crescimento, aborto entre outros, até morte.

Porvac é uma vacina de subunidade proteica que elimina a transmissão do vírus entre porcos que vivem juntos e de mãe para filho, oferece proteção precoce após sete dias de vacinação por mais de seis meses com duas doses, e permite o diagnóstico diferenciado entre animais saudáveis ??e portadores.

Outra vacina veterinária registrada pelo CIGB é a Gavac, dirigida contra o carrapato do gênero Rhipicephalus (boophilus) microplus, e que vem sendo aplicada há mais de duas décadas na nação caribenha, com eficácia comprovada também em países como Venezuela, Brasil, Colômbia, Nicarágua e México. (Agência Cubana de Notícias)