Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Europeu

PSA na Alemanha causa superávit mensal de 70 mil toneladas de carne suína na Europa

Desde o primeiro surto em setembro, 10 países suspenderam as importações de produtos suínos alemães, o que levou a mudanças no setor europeu de suínos.

Até o momento, as autoridades alemãs contabilizaram 845 casos selvagens de peste suína africana (FSA) em seu território, situação que tem causado a desaceleração das exportações de carne suína , deixando um superávit de 70 mil toneladas por mês na União Europeia.

Justin Sherrard, estrategista global de proteína animal do Rabobank, explicou que atualmente há 10 países que mantêm a importação de produtos suínos suspensos com o país alemão, um dos principais produtores da região com 55 milhões de animais abatidos em 2019.

Ele antecipou que a situação na Alemanha continuará sendo um fator que afetará o comércio internacional de carne suína ao longo deste ano, já que não só parou de mandar carne para o exterior, mas por falta de fluxo de vendas, a importação de carne suína diminuiu animais.

O especialista da instituição financeira explicou que entre setembro – mês em que foi registado o primeiro caso em território alemão – e novembro de 2020, as compras de leitões da Dinamarca e da Holanda diminuíram 25% e 31% respetivamente, apesar de serem os seus principais fornecedores .

Para combater a propagação do vírus suíno, as autoridades da Alemanha, Polônia e República Tcheca concordaram em intensificar os esforços de caça para reduzir a população de javalis, principal vetor de infecção no continente europeu.

Julia Kloeckner, chefe do Ministério da Agricultura alemão esclareceu que foram construídas cercas para evitar a passagem de animais infectados nas áreas afetadas, porém, ainda são necessárias medidas de maior controle e proteção.