Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Peste Suína Africana

Especialistas sugerem que o vírus da PSA pode estar presente na Alemanha por pelo menos cinco anos

É difícil fazer previsões devido ao grande número de fatores desconhecidos

Especialistas sugerem que o vírus da PSA pode estar presente na Alemanha por pelo menos cinco anos

Um grupo de veterinários que participou de uma conferência por ocasião do primeiro aniversário da presença da peste suína africana no estado alemão de Brandebugo garantiu que o vírus da PSA poderia estar presente no país por mais cinco anos, mas é difícil fazer previsões devido ao grande número de fatores desconhecidos.

Carola Sauter-Louis, chefe do Instituto Federal Alemão de Pesquisa em Saúde Animal, FLI, explicou que a situação devido à presença da PSA na Alemanha é diferente da presença na Bélgica ou na República Tcheca, países que conseguiram erradicar a doença em javalis. Isso se deve ao fato de que eles só tiveram que combater a doença em um ponto, enquanto na Alemanha ela está amplamente disseminada ao longo de toda a fronteira com a Polônia.

Sauter-Louis garantiu que as previsões de cinco anos se devem à situação na Estónia, onde há muitos surtos e depois desse período o número de casos desapareceu. Se um padrão semelhante fosse observado no oeste da Polônia, isso significaria que em aproximadamente 5 anos o pior teria passado.

Mas a Alemanha está trabalhando para melhorar a situação e uma segunda cerca está sendo construída para complementar a já construída até agora. Ela estaria concluída em novembro deste ano e o corredor que se formará entre as duas cercas servirá de proteção para o resto do país contra a PSA.

Assim que a segunda cerca estiver concluída, a situação no resto do país deve ser muito semelhante à vivida na Bélgica e na República Tcheca, de acordo com Sauter-Louis.