Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde e Nutrição

Mitos e fatos sobre o consumo de carne suína

A carne de porco oferece múltiplos benefícios nutricionais ao ser humano, necessários ao crescimento e manutenção do organismo

Mitos e fatos sobre o consumo de carne suína

A carne suína oferece múltiplos benefícios nutricionais ao ser humano, necessários ao crescimento e manutenção do organismo, como as vitaminas B1, B2, B3, B6, B12, além do Ômega 9, que auxilia na redução do colesterol1.

No mercado da Costa Rica, essa proteína é cada vez mais consumida, pois foi descoberto que a integração da carne suína na dieta oferece importantes benefícios à saúde em todas as fases da vida.

“A carne de porco é fonte de minerais como potássio, zinco, fósforo, magnésio. É rico em proteínas e vitaminas do complexo B, o que o torna uma excelente opção nutricional; além de ser delicioso e muito versátil para cozinhar ”, explica Akemi Valencia, Diretor da Unidade de Negócios Suínos da MSD Saúde Animal na América Central, Caribe e Equador (CENCA CE).

Segundo dados da Câmara Costarriquenha dos Produtores de Carne Suína (CAPORC), o consumo de carne suína vem aumentando nos últimos anos. 

Entre 2015 e 2020, o consumo per capita por ano aumentou 31%; de 12,22 kg per capita em 2015, para 16,1 kg per capita em 20202. Prova de que cada vez mais pessoas o elegem como uma opção saudável e saborosa para levar à mesa da família.

“No caso das crianças, essa proteína ajuda a melhorar o desenvolvimento cognitivo devido à sua contribuição de ferro e ao contribuir para o seu metabolismo energético devido ao seu teor de vitamina B1; enquanto, para os adolescentes, a carne de porco é o seu melhor aliado, pois encontram o nível de proteína de que o corpo necessita. Além disso, durante a gravidez, a vitamina B12 presente na carne suína favorece o processo de divisão celular e a formação de hemácias. Por sua vez, a vitamina B1 contribui para a saúde cardíaca e o potássio regula os níveis de pressão arterial ”, acrescentou a diretiva.

Na Costa Rica, 83% da carne suína consumida é produzida localmente3. Cerca de 4.000 famílias da Costa Rica vivem da criação, engorda e comercialização dessa carne e trabalham sob os mais altos padrões de qualidade para levar essa importante proteína para suas casas4.

A MSD Animal Health na CENCA EC busca combater a desinformação e quebrar alguns dos mitos mais comuns em torno dessa proteína animal, que são 5-6-7:

? Mito 1. 

É muito gorduroso: Falso. 

Existem cortes de carne de porco que mantêm os níveis de colesterol baixos e têm menores teores de gordura, como lombo, perna, filé e lombo.

? Mito 2. 

Não tão saudável: Falso. 

A carne de porco é rica em proteínas e com ingestão moderada de gorduras mono e poliinsaturadas. Além disso, possui vitaminas B e é rico em minerais como zinco, potássio, sódio, magnésio e fósforo.

? Mito 3. 

É difícil digerir: Falso. 

A carne suína tem uma digestibilidade de 90%, alta em comparação com outros alimentos.

? Mito 4.

Causa infecções: Falso. 

Consumir carne de porco não causa infecções. É importante consumir carne fresca com manejo correto e proveniente de granjas técnicas. O cozimento e a preparação adequados da proteína são essenciais para evitar problemas.

? Mito  5.

É aconselhável eliminá-lo da dieta diária: Falso. 

Manter a carne de porco em nossa alimentação é fundamental para uma alimentação balanceada e saudável, pois além de oferecer altos níveis nutricionais, proporciona uma sensação de saciedade e plenitude.

A alimentação e a nutrição adequadas devem andar de mãos dadas com os conselhos de especialistas que nos orientam no consumo de alimentos que fornecem grande quantidade de nutrientes para uma alimentação completa.