Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Acordo comercial

Organizações socioambientais protestam na Argentina contra instalações de granjas de suínos pela China

Em julho, os países divulgaram comunicado anunciando parceria e um investimento misto entre empresas chinesas e argentinas para produzir 9 milhões de toneladas de carne suína

Organizações socioambientais protestam na Argentina contra instalações de granjas de suínos pela China

Mais de 200 organizações, grupos, movimentos e coletivos socioambientais de 23 províncias se reuniram para esta terça-feira um dia de expressão nacional sob o lema  # 25A  #BastaDeFalsasSoluciones.

Em 6 de julho, a chancelaria divulgou comunicado entre o Ministro das Relações Exteriores e Culto da Argentina, Felipe Solá, e o Ministro do Comércio da República Popular da China, ZhongShan, anunciando uma “parceria estratégica” entre os dois países, referindo-se a à produção de carne suína e um “investimento misto entre empresas chinesas e argentinas” é anunciado para produzir 9 milhões de toneladas de carne suína.

“O Acordo com a China foi a gota d’água que quebrou as costas do camelo. A expressão popular das últimas semanas não é acidental. Colocaremos na lupa todos os acordos comerciais que sigam um modelo de produção insustentável. Somos centenas de milhares de cidadãos que se cansam de falsas soluções de curto prazo. Queremos uma democracia transparente, com uma participação ativa da sociedade. O socioambientalismo está mais unido do que nunca, temos propostas e alternativas para nos desenvolvermos de forma pacífica, regenerativa e sustentável ” , afirma Máximo Mazzocco da Eco House e Climate Alliance, ao site argentino perfil.

Carta Coletiva

Uma carta coletiva assinada por Advogados no exercício do Direito Animal, Abriendo Caminos, Acclimatando, Ativismo Pacheco, Ativistas organizados de Santa Fé, Agenda Ambiental, Ambientalismo Mendoza, Meio Ambiente em Luta (Juventude de Esquerda Socialista), Amigos de Patagônia, Green Angels, Anima, Free Animal, Animal Rebellion, Animal Save Argentina, Arte x El Agua, Felix Camet Assembly, Equity Sanctuary, Seminário sobre Fome e o Direito à Alimentação Adequada – Faculdade de Direito da UBA, Somos Miles, Somos Monte Chaco, Sou Animal, Sexta-feira do Futuro, entre outros, afirma que “O modelo do extrativismo agroindustrial, em vigor desde 1996 em nosso país, está envenenando comunidades rurais, devastando ecossistemas e exterminando a biodiversidade. Aumentar a industrialização animal, dependente e fomentador do agronegócio, é incompatível com a realidade geofísica de nosso planeta e acelera a crise climática e ecológica. A resistência dos cidadãos à injustiça do poder é nosso direito. Agir em defesa da vida é nosso dever ”.