Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Peru se reúne com países da região para articular esforços na atenção de serviços sanitários

O encontro virtual permitiu trocar experiências nas ações que estão desenvolvendo serviços sanitários e fitossanitários em nível regional e internacional 

Peru se reúne com países da região para articular esforços na atenção de serviços sanitários

O Ministério da Agricultura e Irrigação, através do SENASA Peru, mantém coordenação com os chefes dos Serviços Oficiais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai para analisar a situação do COVID 19 e as medidas sanitárias e fitossanitárias adotadas por cada país. de frente para a pandemia.

O encontro virtual permitiu trocar experiências nas ações que estão desenvolvendo serviços sanitários e fitossanitários em nível regional e internacional e as implicações para a produção agrícola e o comércio internacional.

Dentre os principais acordos, foi determinado o fortalecimento das ações implementadas no início do COVID 19, com o objetivo de simplificar os procedimentos de inspeção sanitária / fitossanitária, emissão ou verificação documental.

Dessa forma, para a entrada de remessas de exportação, foi gerenciado que as diferentes ONPFs dos países do COSAVE permitem os procedimentos de nacionalização por meio de cópias digitalizadas dos Certificados Fitossanitários, bem como pelos diferentes sistemas eletrônicos.

Também foi coordenado que o processo de certificações fitossanitárias, como certificação de locais de produção, instalações de embalagem, remessas e outros, deve continuar sendo realizado, a fim de permitir a continuidade do atendimento aos produtores e exportadores para evitar impactos negativos.

Por fim, determinou-se que as Organizações Nacionais de Saúde Agrária do COSAVE continuem em sessão permanente e de comunicação, com o objetivo de articular ações para as diversas atividades essenciais destinadas a garantir a saúde agrícola e a segurança alimentar nos países que compõem a região.