Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inflação

Nos EUA, preço da carne pode subir a ponto de se tornar um luxo

As empresas estão cobrando mais por tudo, não apenas para cobrir seus custos mais elevados

Nos EUA, preço da carne pode subir a ponto de se tornar um luxo

Como lidar com o aumento da inflação que atinge a economia? Para empresas nos Estados Unidos, a resposta até agora é simples: aumentar os preços. Isso inclui o preço dos produtos que chegam à mesa do consumidor, inclusive as carnes, por onde entra a produção de carne bovina, suína e de frango.

As empresas estão cobrando mais por tudo, de fraldas a peças de automóveis, mas estão aumentando os preços não apenas para cobrir seus próprios custos mais elevados. Eles tiveram tanto sucesso que analistas dizem que as margens de lucro das grandes empresas americanas nunca foram tão altas.

Como resultado, os relatórios de lucros trimestrais das empresas listadas no índice S&P 500 nas últimas semanas superaram as expectativas de Wall Street. Isso está ajudando a manter os preços recordes das ações, apesar das preocupações de que as avaliações dispararam muito e que a variante delta do coronavírus poderia prejudicar a economia.

Um exemplo é a produtora de carne Tyson Foods, que teve que lidar com custos mais altos de cereais para alimentar suas galinhas e outras fontes de inflação. No entanto, seus ganhos ainda aumentaram 42% no último trimestre em relação ao ano anterior.

Grande parte disso deveu-se ao preço do frango que subiu 16% no último trimestre. “Estamos simplesmente pedindo um valor justo de mercado para esses produtos”, disse o CEO Donnie King.

Conforme relatado pelo Wall Street Journal esta semana, a Tyson Foods “projetou custos mais altos da carne no futuro, à medida que a empresa de carnes busca transferir os altos preços atuais da ração animal, salários crescentes e despesas pandêmicas. Para restaurantes e supermercados.”

A Tyson aumentou o preço médio da carne suína em 39,3% no último trimestre, enquanto elevou os preços da carne bovina e de frango em 11,6% e 15,6%, respectivamente. Os volumes de vendas também aumentaram.

A empresa aumentou os preços para clientes de restaurantes para compensar a inflação e planeja aumentar os preços de varejo em 5 de setembro, disse King em uma teleconferência com analistas. Mais aumentos estão planejados, disse ele.

O Wall Street Journal explica que “a intensa demanda dos restaurantes americanos por peitos e asas de frango às vezes supera os suprimentos, disseram executivos do setor. As cadeias de fast food estão lutando para lançar novos sanduíches de frango, enquanto as asas de frango desempenharam um papel importante nos restaurantes de comida para viagem vendas. “

Além disso, o WSJ observou que a Tyson e outros fornecedores de carne dos EUA, incluindo JBS USA Holdings Inc., Sanderson Farms Inc. e Cargill Inc., estão sob pressão para atender aos pedidos cada vez maiores de restaurantes, que estão reabrindo lojas fechadas devido a pandemia. Enquanto isso, os consumidores continuam gastando muito nas redes de supermercados, disseram os executivos.

A Tyson Foods, que exige a vacinação com COVID-19 para funcionários dos EUA, disse que o aumento nos casos de coronavírus tornou difícil encontrar trabalhadores.

Inflação em julho segue em 5,4%, a maior em 13 anos

Ressalte-se que a inflação anual nos Estados Unidos atingiu 5,4% em julho, a maior desde agosto de 2008, sustentada pelo aumento da massa salarial e pela geração de empregos.

De acordo com dados divulgados na quarta-feira pelo Bureau of Labor Statistics (BLS), os preços ao consumidor subiram 0,5% em julho, quatro décimos a menos que no mês anterior. Esse aumento é o mesmo que os analistas haviam calculado.

O núcleo da inflação, que exclui alimentos e combustíveis, que são os mais voláteis, ficou em 0,3% em julho e acumulou alta de 4,3% no ano passado. Os analistas esperavam uma taxa de aumento de 0,4% neste índice.

Os preços que os consumidores pagam vinham subindo em relação ao mês anterior desde outubro de 2020 e aumentaram 0,9% em junho. O índice de julho é o mais baixo desde março.

No mês passado, os preços dos alimentos subiram 0,7% e os da energia 1,6%. Neste segundo setor, a alta no preço da gasolina foi de 2,4%.

A inflação acelerou nos últimos meses, impulsionada pelos gastos dos consumidores e trilhões de dólares em injeções do governo para aliviar a crise pandêmica.

O Federal Reserve (Fed, banco central) e o governo do presidente Joe Biden indicaram que uma aceleração da inflação pode ser esperada à medida que as redes de produção e fornecimento lutam para atender à demanda do consumidor.

A expectativa do Federal Reserve é que, à medida que os atrasos no abastecimento forem resolvidos, a inflação se estabilize mais perto dos 2% ao ano que o banco central considera saudável para a economia americana.