Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Milho sobe em Chicago: soja e trigo acompanham tendência positiva

O cereal reverte tendência inicial de compra massiva de fundos de investimento

Milho sobe em Chicago: soja e trigo acompanham tendência positiva

O preço do milho subiu 2,42% em Chicago e chegou a US $ 219. Já a soja subiu 1,45% para US $ 461 e o trigo 1% para US $ 279.

Preço do milho, soja e trigo

No fyo, eles citam a boa demanda por etanol apoiando os futuros de milho , com a produção nos Estados Unidos atingindo máximas históricas quase semanais, com estoques em queda e boas margens mantidas no setor. Além disso, o tempo seco pode afetar a área de plantio na Ucrânia e na Rússia. 

Da Bolsa de Valores de Rosário (BCR), acrescentam que o milho está operando em terreno positivo devido ao atraso na colheita do grão amarelo, em função da queda das chuvas nas áreas de produção dos Estados Unidos. O aumento dos insumos lança dúvidas sobre a próxima safra, com a expectativa de uma mudança de hectares de milho para soja. 

A onda de calor na região é adicionado, o que levanta dúvidas quanto à humidade no meio da plantação de milho.

Por outro lado, o plantio de milho no Brasil chega a 64%, posicionando-se acima do ano passado, assim como da média de 5 anos. Ainda para a soja, “as expectativas de que a safra brasileira vai atender ou superar as expectativas são boas, graças ao clima favorável que acompanha os trabalhos de plantio, que já avançam para 36% da área estimada, acima da média dos últimos anos. “cita fyo.

Para a soja, assim como o milho, o atraso na colheita no Centro-Oeste dos Estados Unidos dá sustentação aos preços.

Em nível local, de fyo eles revisam que o Ministério da Agricultura informou sobre a comercialização interna de cereais e oleaginosas para a semana que terminou em 20 de outubro:

O volume comercializado de milho para a campanha 20/21 teve um aumento em relação à semana anterior e está em patamares superiores aos registrados na safra anterior, na mesma data. Já na campanha 21/22, o marketing avançou para 14,9% da produção, ficando ligeiramente abaixo do índice das duas últimas campanhas simultâneas.

Em relação à campanha 20/21 da soja, na última semana foi comercializado um volume superior ao anterior, ultrapassando 300.000 t. Do ciclo 21/22, 2,4 milhões foram comercializados. tt., equivalente a mais de 5% da produção esperada.

Do trigo da nova safra, 8,8 milhões já foram vendidos. tt., o volume semanal está ligeiramente superior ao da semana anterior e o ritmo de vendas ainda está acima dos níveis dos anos anteriores à mesma data.
Por fim, as vendas do girassol na campanha 21/22 ultrapassam os 13% e mantêm um ritmo mais lento em relação ao ciclo anterior a esta época, assim como o sorgo, cujos negócios ultrapassam os 10%, mas estão abaixo dos níveis dos anos anteriores.

Enquanto isso, o dólar azul avança para $ 196,5 e a diferença com o atacadista é de 97,3%. Os dólares financeiros também estão em alta.
 
Por outro lado, as bolsas internacionais registaram hoje uma evolução mista dos principais ativos e o petróleo foi negociado em baixa nos mercados de referência. As principais bolsas da região Ásia-Pacífico fecharam hoje com resultados negativos, segundo dados da agência Bloomberg. Desta forma, o índice Nikkei japonês encerrou o dia com queda de 0,03%, Coreia do Sul 0,77%, Hong Kong 1,57% e China 0,98% no índice de Xangai e 1,11% em Shenzhen.

Enquanto isso, Taiwan fechou 0,24% acima. Na Europa, as bolsas também operaram com sinal negativo: Londres registrou queda de 0,33%, Paris de 0,25%, Frankfurt 0,35%, Madri 0,41% e Milão 0,72%. Nos mercados de Nova York, seu principal índice, o Dow Jones Industrials, caiu 0,21% e ficou em 35.681,47 pontos; enquanto o índice seletivo S&P 500 avançou 0,01% e o tecnológico Nasdaq registrou crescimento de 0,49%.

A Bolsa de Valores de São Paulo subiu 1,45% e seu principal índice, a Bovespa, ficou em 107.959,20 pontos. De relevância para a Argentina, o futuro do grão foi negociado na abertura do Mercado de Chicago com um sinal positivo: a soja cresceu 1% para fechar a US $ 455,9 por tonelada nos contratos futuros com entrega em novembro.

Em relação ao petróleo, o petróleo West Texas Intermediate (WTI), que está listado na Bolsa de Nova York (Nymex), caiu 1,94% e foi negociado a US $ 83,01 o barril em contratos com entrega. Em dezembro, enquanto o Brent, que opera no mercado eletrônico de Londres (ICE) , era negociado a US $ 84,59 e perdeu 2,09% pela entrega também em dezembro.

Por último, o título de 30 anos dos Estados Unidos apresentou um rendimento de 1,97%, enquanto o título de 10 anos rendeu 1,56% ao ano, e o mesmo ativo de dois anos apresentou um rendimento de 0,51%.