Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

Melhorias são promovidas pela Cefusa para reduzir o consumo de água em suas fazendas

De acordo com La Verdad, a empresa pecuária Cefusa implementou nas suas instalações medidas que otimizam o consumo de água na Espanha.

Melhorias são promovidas pela Cefusa para reduzir o consumo de água em suas fazendas

De acordo com La Verdad, a Cefusa, empresa pecuária do Grupo Fuertes, tem promovido grupos de aperfeiçoamento entre os seus colaboradores para implementar nas suas instalações medidas que otimizem a utilização da água nos seus processos, consigam um melhor aproveitamento deste recurso e reduzam o seu consumo.

O primeiro desses grupos foi estabelecido na fazenda Dehesa del Rey, localizada na cidade granadina de Castilléjar, que apresentou um plano de medidas para reduzir o consumo de água em suas instalações em 12,9 por cento.

 
O melhor aproveitamento deste recurso está focado na otimização do consumo de água pelos suínos, no uso mais eficiente desse recurso nas tarefas de limpeza e desinfecção, bem como no maior controle sobre a refrigeração do interior dos edifícios.

O plano proposto prevê uma redução de 29% no volume de água nos trabalhos de limpeza e de 10% no consumo nos processos de refrigeração. Além disso, preconiza um maior controle e monitoramento dos equipamentos de hidratação dos animais, a fim de evitar possíveis perdas de água.

A formação de uma equipe multidisciplinar tem facilitado o estudo da situação atual e a análise de alternativas de melhoria para a economia de água. Esta é uma das medidas que a Cefusa promove dentro da sua estratégia de economia circular e utilização dos recursos naturais. O uso otimizado da água é uma linha prioritária em sua gestão ambiental para alcançar a máxima eficiência desse recurso e reduzir a pegada hídrica.