Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-estar animal

Senasa da Argentina divulga recomendações para a prevenção do estresse calórico em suínos

Durante o verão, recomenda-se extremo cuidado no manejo dos animais na fazenda e durante o transporte para o abate

Senasa da Argentina divulga recomendações para a prevenção do estresse calórico em suínos

O verão exige cuidados diferenciados na produção de suínos para prevenir o estresse calórico e seu conseqüente impacto no bem-estar e desempenho produtivo dos animais.

Por isso, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) , com base nas atribuições do Grupo de Trabalho de Bem-Estar Animal que coordena, oferece uma série de sugestões para prevenir o estresse calórico em suínos e algumas recomendações para poder reconhecê-lo. .

O que é estresse por calor ou estresse por calor?

“O estresse calórico ocorre quando os animais são submetidos a condições ambientais que excedem sua temperatura de conforto ou zona termoneutra e não conseguem regular sua temperatura interna. No caso dos suínos, essa temperatura está entre 18 e 25 ° C, dependendo da categoria “, explicou María Zimerman, engenheira zootécnica médica do Instituto de Pesquisa Animal do Chaco Semi-árido (IIACS) do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária. (INTA) e um membro do Animal Welfare Working Group e acrescentou que “além da temperatura ambiente, existem outros fatores que são importantes e influenciam o aparecimento de estresse por calor.”

O especialista mencionado entre eles:

-Os porcos podem manifestar estresse por calor quando a umidade relativa do ambiente é alta (superior a 60%), mesmo quando a temperatura não é tão alta.

-O peso corporal dos animais também influencia, uma vez que animais com mais de 75 kg de peso vivo (PV) são mais sensíveis ao calor do que porcos menores.

-Nem todos os animais respondem da mesma forma às mesmas temperaturas; As raças indígenas são geralmente mais resistentes ou mais capazes de se adaptar a condições climáticas extremas.

A esse respeito, ele destacou que “quando os animais sofrem estresse térmico, certos mecanismos (tanto fisiológicos quanto comportamentais) são acionados em seus corpos que visam manter a temperatura corporal dentro da faixa de temperatura de conforto.

Esses mecanismos podem ser diversos: redução do consumo de alimentos (mudança de comportamento) para reduzir a produção de calor; aumento da frequência respiratória (alteração fisiológica); aumento do consumo de água (alterações fisiológicas e comportamentais) “.

Da mesma forma, o profissional do INTA afirmou que “ao contrário de outros animais e humanos, os porcos atrofiaram as glândulas sudoríparas. Incapazes de transpirar, eles usam a respiração ofegante como um mecanismo para dissipar o calor do corpo através da respiração . No entanto, a respiração ofegante também não é um mecanismo muito eficiente, uma vez que, em relação ao seu tamanho, os suínos têm pulmões relativamente pequenos. A isso se soma, como efeito adverso, a espessa camada de gordura subcutânea que os porcos possuem , que efetivamente os isola do frio, mas não facilita a regulação térmica quando a temperatura é alta ”.

Efeitos do estresse térmico na produção de suínos

“O estresse térmico afeta a eficiência e a lucratividade de uma granja de suínos. No nível produtivo, os animais reduzem o consumo voluntário de ração, portanto, a taxa de ganho de peso vivo diário diminui. No setor de partos sim as mães consomem menos, produzem menos leite e, portanto, os leitões serão desmamados com menor peso vivo. Na fase de terminação, as repercussões são ainda maiores, pois esses animais toleram menos calor “, explicou Zimerman.

Redução do estresse térmico em suínos

Para reduzir o estresse térmico em suínos, o profissional do INTA sugeriu atuar em relação a três aspectos:

Condições de alojamento
Aumentam a ventilação e o fluxo de ar. Reduza, se possível, a densidade dos animais nos currais. Mantenha-os frescos: no caso de porcos alojados ao ar livre, é necessário proporcionar-lhes lama e sombra em chafurdas; no caso de sistemas confinados, aspersores de água devem ser usados.

Manuseio de animais
Evite mover animais em dias quentes. Se for imprescindível, sugere-se que o faça nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.

O transporte de suínos da granja para o abatedouro é o principal ponto crítico ao final do processo produtivo. Neste caso recomenda-se: ajustar a carga e densidade (colocar menos pigs por carga); agendar o transporte no início da manhã ou à noite; carregue e descarregue rapidamente para evitar o aumento de calor; molhar os animais antes de realizar a transferência.

Comida e bebida
Fornece água fresca e limpa de boa qualidade. Suínos submetidos ao estresse calórico podem aumentar sua ingestão diária de água em até seis vezes em relação a um dia normal. Verifique o bom funcionamento e a manutenção frequente das chupetas, controlando a densidade e o fluxo.

-Evite alimentá-los entre 10h e 16h (período mais quente do dia).

-Dividir a ração diária em várias porções ao longo do dia.

-Avaliar a possibilidade de administrar ração úmida ao invés de ração seca, e no caso de ração seca, é preferível dar na forma de pellets ao invés de farinha.

-Forneça uma ração com menos fibra, para minimizar a fermentação intestinal e, consequentemente, a produção de calor.

-Se possível, o nível de energia pode ser aumentado para compensar a redução na ingestão de alimentos, usando mais gordura e menos amidos como fonte de energia.

-Garantir um equilíbrio correto de eletrólitos.

A prevenção do estresse calórico é importante para cuidar do bem-estar animal , ao mesmo tempo que permite obter melhorias nos índices produtivos e na lucratividade da empresa agrícola.